CRISE NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Ana Paula Xavier Gonçalves UNIFAN
  • Charles Richard Amaral de de Oliveira

Resumo

RESUMO: O artigo tem o propósito apresentar e identificar a situação atual do sistema prisional brasileiro apresentando os seus problemas, relacionando com o princípio da dignidade da pessoa humana. A sua desestruturação mostra o descaso da prevenção e da reabilitação do preso pelas autoridades do país. Desse modo, a sociedade brasileira está em um momento de grande abandono em relação ao atual sistema carcerário brasileiro, pois, por um lado, verifica-se o grande avanço da violência e, por outro lado, a existência da superpopulação no sistema prisional e as nefastas mazelas carcerárias. Vários fatores levam para uma situação precária do sistema prisional. Porém, o abandono e o descaso do poder público durante todos os anos conseguiram agravar ainda mais a desordem do sistema prisional brasileiro. Até mesmo a Lei de Execução Penal (LEP), em seu art. 88, dispõe que o cumprimento da pena deve ser em uma cela individual, com área mínima de seis metros quadrados. Traz também o art. 85 da LEP que deve existir uma compatibilidade entre a estrutura física do presídio e a sua capacidade de lotação. A superlotação no sistema prisional é um enorme problema, e destaca também que a alimentação é precária, sendo que a assistência médica, higiene e entre outros elementos necessários para a vida dos apenados são insuficientes. Sendo assim, a prisão que, no entanto, surgiu como forma de se evitar a criminalidade, não consegue a efetiva ressocialização do preso. Por isso, como objetivo geral desse artigo é analisar a crise no sistema prisional brasileiro devido a superlotação existente, e como objetivos específicos é a análise do princípio da dignidade da pessoa humana em relação ao sistema prisional, verificar se as garantias contidas na Lei de Execução Penal são acessíveis aos presos, e, por último, fazer um parâmetro entre a dignidade da pessoa humana e o sistema prisional.

PALAVRAS – CHAVES: Presídio. Superlotação carcerária. Direito penal. Dignidade Humana.

Referências

ASSIS, Rafael Damasceno de. As prisões e o direito penitenciário no Brasil, 2016.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n° 7.210 de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1984.
BECCARIA apud GRECO, Rogério. Curso de direito penal: parte geral. Rio de Janeiro: Impetus, 2017.
CASELLA, João Carlos. O presidiário e a previdência social no Brasil. Revista de Legislação do Trabalho e Previdência Social, 1980.
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
CORDEIRO, Grecianny Carvalho. Privatização do sistema prisional brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2014.
D’URSO, Luiz Flávio Borges. Direito criminal na atualidade. São Paulo: Atlas, 1999.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão; tradução de Raquel Ramalhete. 39. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MAGGIORE apud GRECO, Rogério. Curso de direito penal: parte geral. Rio de Janeiro: Impetus, 2017.
MIRABETE, Julio Fabbrini. Execução penal. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2016.
OLIVEIRA, Eduardo. Política criminal e alternativas a prisão. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
OTTOBONI, Mário. Ninguém é irrecuperável. 2. ed. São Paulo: Cidade Nova, 2001.
PIRES, Agnaldo Rogério. Da Assistência ao preso e ao internado, 2016.
QUEIROZ, Paulo. Direito penal: parte geral. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.
RIBEIRO, Jair Aparecido. Liberdade e cumprimento de pena de presos no sistema carcerário Paranaense, 2019.
SENNA, Virdal. Sistema Penitenciário Brasileiro, 2016.
TEIXEIRA, Sérgio William Dominges. Estudo sobre a evolução da pena, dos sistemas prisionais e da realidade brasileira em execução penal. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Edição

Seção

Artigos