EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO REQUISITO ESSENCIAL NO DESEMPENHO ESCOLAR

Autores

  • Heidi Alcino Costa Gomes Faculdade Alfredo Nasser
  • Ludmila Louslene Soares

Resumo

RESUMO: Neste artigo propõe-se abordar sobre a educação emocional no âmbito escolar, a fim de compreender como as emoções podem interferir no desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente em sua fase escolar. Assim, objetiva-se compreender o impacto da educação emocional no desenvolvimento cognitivo da criança na fase escolar. Inicia-se evidenciando a educação emocional não como fator determinante da inteligência, mas sim, na sua otimização. Esta é um processo complexo de construção permanente, originado no seio da família, que passa pela escola e continua por toda a vida. Em seguida, aborda-se acerca do destaque dado ao ensino socioemocional pela BNCC, que visa formar cidadãos com princípios éticos, com tomadas de decisões responsáveis e empáticas, a fim de prepará-lo cognitivamente e emocionalmente, com a intenção de enfrentar as dificuldades da vida em sociedade de forma autônoma. Por fim, busca-se integrar o conceito de educação emocional ao espaço escolar, de modo que é possível contribuir para uma educação integral, da qual o papel do professor nesse processo é fundamental. Nesse sentido, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, com análise de livros, artigos e documentos que fundamentam a temática, baseada nas ideias propostas por Abed (2014); Antunes (2019); Fonte (2019); Goleman (2012); Piaget (2014); Primi e Santos (2014); e, ainda a análise do documento: BRASIL (2018). PALAVRAS-CHAVE: Educação emocional. Habilidades socioemocionais. Processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

2022-05-02