CONDIÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: QUESTÕES E PERSPECTIVAS

Autores

  • Rosângela Viana Vieira Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

Resumo: O artigo trata do par condição e formação docente, tendo como centralidade aquilo que se compreende, comunica, localiza: o ser professor. A metodologia é desenvolvida a partir da análise teórica de pesquisas produzidas e publicadas que utilizam os termos condição e formação docente na análise de políticas públicas em educação. Na primeira seção, é analisado o contexto sócio-histórico em que o par condição-formação é atualizado na produção científica, em seguida, o termo “educação” é articulado a essa assunção para que se encontrem os traços fundantes, contraditórios do afetivo e do simbolismo linguístico aos termos que expressam seu uso nas ciências. Os resultados mostram que a apreensão das interações nos termos analisados permitiu compreender a sua junção a um corpo de proposições funcionais e dialéticas, no qual as suas significações são construídas para e no campo do conhecimento (científico, filosófico, político, cultural, econômico) e para a vida cotidiana. O artigo é uma análise teórica das pesquisas realizadas e seu mérito reside em fundamentar pesquisas empíricas que envolvam os termos analisados, tendo na unidade dos sentidos envolvidos a correspondência com processos de desenvolvimento e formulação de políticas públicas. A análise propiciou avaliar as interações diversificadas, porém não desvinculadas, em combinações relativas a nosso espaçotempo e, assim, redimensionar as relações de poder que possibilitem favorecer aqueles que de maneira geral não são contemplados. Dessa maneira, contribui para o debate a respeito das políticas públicas educacionais.
Palavras-chave: Condição-formação docente. Educação. Políticas públicas educacionais.

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Publicado

2017-09-20