A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR
Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados da Oficina “Etnia através da arte” que foi ministrada nos Colégios Estaduais Professora Alzira Alves de Queirós e Colégio Estadual João Barbosa Reis, ambos em Aparecida de Goiânia-GO. As oficinas fazem parte do projeto de Pesquisa, Educação e Arte: contribuições para a melhoria da vida nas cidades do Grupo Poli(S)ínteses e tiveram como objetivo principal ressaltar a importância de se defender a etnia enquanto ponto primordial para que os estudantes se encontrem em meio a sociedade. Deste modo, apresenta uma reflexão, a partir do âmbito escolar, entre racismo, identidade, infância e sociedade.
Palavras - chaves: Educação. Etnia. Racismo na Escola. Raça. Identidade.
Referências
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos outras pedagogias. 2 ed. Petrópolis: Rio de Janeiro. Editora Vozes, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais da educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wpcontent/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf > Acesso em 30 de junho de 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez, 1996. Site: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 05 de setembro de 2017.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm> Acesso em: 04 de setembro de 2017.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
VINHOLES, Aline. Gênero e identidade: reflexões sobre o contexto escolar. Disponível em: < file:///C:/Users/Mari/Downloads/2216-6670-1-PB.pdf > Acesso em 05 de setembro de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais da educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MEC, 2004. Disponível em: <http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/wpcontent/uploads/2012/10/DCN-s-Educacao-das-Relacoes-Etnico-Raciais.pdf > Acesso em 30 de junho de 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez, 1996. Site: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 05 de setembro de 2017.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm> Acesso em: 04 de setembro de 2017.
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
VINHOLES, Aline. Gênero e identidade: reflexões sobre o contexto escolar. Disponível em: < file:///C:/Users/Mari/Downloads/2216-6670-1-PB.pdf > Acesso em 05 de setembro de 2017.
Downloads
Publicado
2017-09-20