POLÍTICAS DE INDUÇÃO À EDUCAÇÃO INTEGRADA NO ENSINO SUPERIOR: PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA TRANSVERSAIS E INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO PÚBLICO

Autores

  • Renata Gornattes Faculdade Alfredo Nasser
  • Leandra Ferreira
  • Alexandre Costa

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva, de maneira sistematizada, demonstrar a importância da implementação das políticas de indução à Educação Integrada no Ensino Superior por meio de projetos de extensão e pesquisas transversais e interdisciplinares para o ensino público. Apresentamos o Programa Mais Educadores (MMEE), locado na Universidade Federal de Goiás (UFG), o qual oferece oficinas pautadas em práticas de linguagem no contraturno de escolas e ONGS, de educação integral, atendo-se aos princípios do Programa Mais Educação do Governo Federal, iniciado em 2009. Participam do programa oficineiros oriundos de distintos cursos da UFG e de outras instituições de ensino superior, cujas oficinas atêm-se a trabalhos com práticas de linguagem. Apresentamos também um modelo de sistematização e interpretação das experiências desses oficineiros por meio do trabalho colaborativo e da pesquisa etnográfica, a fim de descrever, sistematizar e interpretar a constituição de elementos de conhecimento e identidade nesses estudantes em formação e seus efeitos sobre sua formação inicial.  

Palavras-chave: Transversalidade. Interdisciplinaridade. Formação docente.   

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso: 14 maio. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secad. Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Conhecimentos de Português. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas CAVALIERE, Ana Maria Villela. Educação integral: uma nova identidade para a escola brasileira? Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 81, p. 247-270, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13940.pdf>. Acesso: 14 maio 2017.
CERQUEIRA, Sabrina Lima de Souza; VIGATA, Helena Santiago. La enseñanza de cortesía en clases de E/LE: los pedidos y la atenuación. In: MORALES, Julio Escamilla; VEGA, Grandfield Henry (Editores). Miradas multidisciplinares a los fenómenos de cortesía y descortesía en el mundo hispánico. Universidad de Estocolmo; CADIS – Programa EDICE, 2012.
COSTA, Alexandre. Interdisciplinaridade e transversalidade: considerações sobre a epistemologia do trabalho escolar brasileiro. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 9, n. 2, 2008.
LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
PATTARO, Rita de Cássia Ventura; MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho. Educação integral e a perspectiva histórico-crítica: aproximações possíveis. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 117-128.

Downloads

Publicado

2017-09-20