POLÍTICAS DE INDUÇÃO À EDUCAÇÃO INTEGRADA NO ENSINO SUPERIOR: PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA TRANSVERSAIS E INTERDISCIPLINARES PARA O ENSINO PÚBLICO
Resumo
Resumo: Este artigo objetiva, de maneira sistematizada, demonstrar a importância da implementação das políticas de indução à Educação Integrada no Ensino Superior por meio de projetos de extensão e pesquisas transversais e interdisciplinares para o ensino público. Apresentamos o Programa Mais Educadores (MMEE), locado na Universidade Federal de Goiás (UFG), o qual oferece oficinas pautadas em práticas de linguagem no contraturno de escolas e ONGS, de educação integral, atendo-se aos princípios do Programa Mais Educação do Governo Federal, iniciado em 2009. Participam do programa oficineiros oriundos de distintos cursos da UFG e de outras instituições de ensino superior, cujas oficinas atêm-se a trabalhos com práticas de linguagem. Apresentamos também um modelo de sistematização e interpretação das experiências desses oficineiros por meio do trabalho colaborativo e da pesquisa etnográfica, a fim de descrever, sistematizar e interpretar a constituição de elementos de conhecimento e identidade nesses estudantes em formação e seus efeitos sobre sua formação inicial.
Palavras-chave: Transversalidade. Interdisciplinaridade. Formação docente.
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