LEVANTAMENTO DE CUSTOS DA EMPRESA DL FASHION CONFECÇÕES LTDA. EM APARECIDA DE GOIÂNIA-GO

Autores

  • Ari Rhone Aguiar Barbosa ICSA - Faculdade Alfredo Nasser
  • Valdeci José Caetano

Resumo

Este estudo aborda o levantamento de custos em uma empresa do ramo de indústria da confecção, especializada na fabricação de produtos jeans, sendo realizado levantamento da forma atual de atribuição e aplicação do método dos centros de custos - RKW, com objetivo de identificar as diferenças nos valores apurados pelo método atual de atribuição de custos e o método do sistema RKW, a fim de auxiliar a empresa na tomada de decisões relativas ao mercado cada vez mais competitivo neste setor. Tal aplicação se deu através da execução de pesquisa exploratória na bibliografia e pesquisa de campo na empresa através de observação e entrevistas informais, a fim de trazer com veracidade a realidade da empresa. A pesquisa resultou em informações que demonstrou diferenças nos valores encontrados através do método utilizado atualmente e o método dos centros de custos – RKW, apontando que a empresa não atribuía todos os custos envolvidos a seus produtos, o que denota a importância da implantação de um sistema de atribuição de custos, elevando a capacidade de atribuir os mesmos e realizar a tomada de decisão que melhor se adéqua à necessidade da empresa.

Referências

BORNIA, Antônio Cezar. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

CAMARGO, Rafael Herrman de Castro. Planejamento Financeiro de Curto Prazo de uma empresa de confecções. 2009, 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Faculdade de Administração). - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: UFRGS, 2009.

CHERMAN, Bernado Creimer. Contabilidade de custos: teoria e mais 290 questões de concursos resolvidas. 2. ed. Rio de Janeiro: Ferreira, 2009.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Curso básico de contabilidade de custos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

DUTRA, Rene Gomes. Custos: uma abordagem prática. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

LEONE, George Sebastião Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINS, Elise. Contabilidade de custos. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PAIVA, Rebeka Spindola de Almeida. Modelo para observação das etapas produtivas em empresas de confecção. 2010. 62f. Monografia (Título de Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte), Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora: UFJF, 2010.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade básica. São Paulo: Saraiva 2005.

VELTER, Francisco; MISSAGIA, Luiz Roberto. Contabilidade de custos e análise das demonstrações contábeis: teoria e questões comentadas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez; NEVES, Silverio das. Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo. 9. ed. São Paulo: Frase, 2010.

YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001 .

Downloads

Publicado

2020-07-16

Edição

Seção

Artigos