EFEITOS DA REVERSIBILIDADE DA TUTELA ANTECIPADA EM PROCESSO JUDICIAL DE BPC-LOAS

Autores

  • Hermann Rodrigues Silva Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN
  • Paulo Henrique Carvalho Pinho Centro Universitário Alfredo Nasser - UNIFAN

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem-se como objetivo discutir a aplicabilidade da lei nº 8.742 em virtude da seguridade social, que visa garantir a vida e o amparo a pessoas que não tem condições de subsistência em virtude de debilidade patológica ou idade avançada igual ou superior a 65 anos, no seio ao direito a saúde, à previdência e a assistência social. Quando este direito é obstruído, vedando a proteção à família, o amparo às crianças, a integração ao mercado de trabalho, a reabilitação de pessoas portadoras de deficiência, e a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa idosa e ao deficiente que comprovem não possuir meios de provimento, o meio de amparo para rediscutir este direito, sendo esgotado a via administrativa, é a demanda jurisdicional. Nesse ponto, dar-se ênfase a tutela antecipada, pontuando com enfoque os efeitos práticos de sua reversibilidade. A importância do estudo está pautada em uma análise sintética dos fatos e das provas que podem revogar a medida antecipatória, gerando o perigo da irreversibilidade. Diante desta perspectiva pergunta-se: a aplicação da lei n° 8.742 discutidas no âmbito jurisdicional tem tido um posicionamento que prove o mínimo ao direito do cidadão e o dever do Estado, com os princípios fundamentais da Constituição e da Seguridade Social.

 

 

PALAVRAS-CHAVES: Seguridade Social. Garantias Constitucionais. Tutela de Antecipada. Benefício de Prestação Continuada.

Referências

ALVIM, Eduardo Arruda. Tutela provisória. 2ª ED. São Paulo: Saraiva, 2017.


ARAÚJO, Valter Shuenquener de. O princípio da proteção da confiança: uma nova forma de tutela do cidadão diante do estado. Niterói: Impetus, 2009.


BOCHENEK, Antônio César; KOEHLER, Frederico Augusto Leopoldino; NASCIMENTO, Márcio Augusto (coord.). Súmulas TNU (Turma Nacional de Uniformização dos Juizados especiais federais). Organizadas por assunto, anotadas e comentadas. Salvador: JusPodivm, 2017.


BRASIL. Lei n.º 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõem sobre a organização da assistência social e dá outras providências. Lei orgânica da assistência Social. Brasília: MPAS / SAS, 1993. Disponível em:
<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742.htm>. Acesso em: 05 set. 2020.


FOLMANN, Melissa. Benefício assistencial ao idoso e ao portador de deficiência (loas): teoria e prática. Curitiba. Juruá. 2012.


In COLIN, Denise Ratmann Arruda; FOWLER, Marcos Bittencourt. Lei orgânica da assistência social. São Paulo; Veras, 1999. p. 96.


LAZZARI, João Batista. Prática processual previdenciária: administrativa e judicial. 8a edição. Rio de Janeiro. 2016.


SERAU. MARCO AURÉLIO, Lei orgânica de assistência social - loas - atualizada 11/05/2020 - Edição 1° Editora- Juruá Editora.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos