CIDADES EDUCADORAS E PROCESSOS PSICOLÓGICOS EMANCIPATÓRIOS: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR

Autores

  • Gabriel Barth Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: O presente ensaio propõe debater, partindo de uma perspectiva transdisciplinar, os potenciais que são fomentados em torno do conceito de cidades educadoras, englobando dilemas educacionais, territoriais e psicológicos para buscar possíveis caminhos de emancipação citadina no cotidiano das cidades, contrapondo a constituição de espaços urbanos privados em favor da realização de espaços públicos plurais. Essa demanda torna-se necessária ao perceber o atravessamento da lógica de mercado em diversas instâncias da realidade cotidiana contemporânea que, em geral, são respondidas por mecanismos que retroalimentam um pensar individualizado, sustentando a condição subalterna alienante de quem participa das dinâmicas territoriais em contextos urbanos. Busca-se, a partir da presente reflexão, promover um debate que centraliza a realização de cidades educadoras enquanto instrumento central para realizar um território urbano que não se restrinja sobre suas expressões físicas, mas também sobre seus elementos simbólicos e materiais dispostos em sua alteridade citadina.
PALAVRAS-CHAVE: Cidades educadoras; Emancipação; Processos psicológicos; Transdisciplinaridade; Dinâmicas territoriais.

Referências

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Publicado

2023-05-24