A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA CRIAÇÃO DE VÍDEOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Élio Borges Guimarães Júnior Faculdade Alfredo Nasser
  • Ludmila Louslene Soares

Resumo

RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de abordar o uso das tecnologias como recurso no processo de ensino-aprendizagem. Primeiramente, é tratado sobre a utilização de videoaulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental como recurso para esse processo. Depois, fala-se sobre os tipos de conteúdo abordados, possibilidades e elementos imprescindíveis na criação e utilização de vídeos. Por fim, apresenta-se os efeitos da utilização destes recursos dentro do processo educacional e suas contribuições para o professor. Para isso, utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, baseada nas ideias propostas por Bacich, Neto e Trevisani (2015); Botti e Vieira (2020); Sousa, Moita e Carvalho (2011); Fonseca (2016); Goularte (2021); Libâneo (2001); Mercado et al., (2009). Diante das discussões com bases nestes autores, o tema contribui para a compreensão do uso de tecnologias na criação de vídeos enquanto recurso metodológico em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem. Videoaula. Criação de vídeos.

Referências

REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. E. B. Apresentação. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo T.; TREVISANI, Fernando de M. Ensino Híbrido Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BOTTI, Josiane Maria Frota; VIEIRA, Mirella Cito. Ferramentas para produção e edição de vídeos. Londrina: Prefeitura Municipal de Londrina, 2020. Disponível em: http://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-educacao/educacao-e-a-covid-19/tdics/31407-ferramentas-digitais-para-prod-de-video/file. Acesso em: 12 mar. 2022.
COSTA, Gercimar Martins Cabral (org.). Metodologias ativas: métodos e práticas para o século XXI. Quirinópolis: IGM, 2020.
188
G-LIGHT. Como fazer uma boa iluminação para vídeos. Disponível em: https://www.glight.com.br/blog/como-fazer-uma-boa-iluminacao-para-videos/. Acesso em: 22 maio 2022.
ELEVA PLATAFORMA. Metodologia de ensino: tudo o que você precisa saber sobre o tema! 23 set. 2021. Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/metodologia-de-ensino/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20uma%20metodologia%20de%20ensino,-Uma%20metodologia%20nada&text=Em%20outras%20palavras%2C%20a%20metodologia,%2C%20direcionando%2Dos%20ao%20aprendizado. Acesso em: 16 maio. 2022.
FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v33n102a14.pdf. Acesso em: 12 mar. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. 14. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
GOULARTE, Amanda. 7 tipos de TICs utilizadas na educação e seus benefícios. Blog Flexge, 15 dez. 2021. Disponível em: https://blog.flexge.com/tics-na-educacao/#:~:text=TIC%20%C3%A9%20a%20abrevia%C3%A7%C3%A3o%20adotada,automa%C3%A7%C3%A3o%20e%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20de%20processos. Acesso em: 22 de maio 2022
JOU, Graciela Inchausti de; SPERB, Tania Mara. A Metacognição como Estratégia Reguladora da Aprendizagem. Psicol. Reflex. Crít., Porto Alegre, v. 19, n. 2, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/sSCMC3HhLZ5vV3pSKM9ycqc/?lang=pt. Acesso em: 13 dez. 2021.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho Científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p.153-176, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/xrmzBX7LVJRY5pPjFxXQgnS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 maio 2022.
LOPES, Marina Martini. O que faz uma música soar triste ou alegre? Mundo Itapema, 2 dez. 2019. Disponível em: https://www.itapemafm.com.br/o-que-faz-uma-musica-soar-triste-ou-alegre. Acesso em: 22 maio 2022.
189
MERCADO, et al. Fundamentos e Práticas na Educação a Distância. Maceió: Edufal, 2009.
PAIVA JÚNIOR, Francisco Pessoa de. Ensino remoto em debate. Belém: RFB Editora, 2020.
PATEL, Neil. Como Editar Vídeos Com Alta Qualidade: guia completo (passo a passo). Neilpatel. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/como-editar-videos-incriveis/?lang_geo=br. Acesso em: 22 maio 2022.
PAZZINI, Darlin Nalú Avila; ARAÚJO, F. V. O uso do vídeo como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/729/Pazzini_Darlin_Nalu_Avila.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 dez. 2021.
SCAGNOLI, Norma; RENT, Susan M. Práticas comuns na criação de vídeos educacionais. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 15, n. 2, p. 136-143, abr./jun. 2021. Disponível em: https://www.repec.org.br/repec/article/view/2934/1652. Acesso em: 8 dez. 2021.
SILVA, Adriene Sttéfane; MALUSÁ, Silvana; SANTOS, Adriana Omena. Teorias de Aprendizagem na EaD abrindo a caixa de Pandora. Uberlândia, 2017.
SOUSA, Diego. 10 aplicativos para ajudar na sala de aula. Canaltech, 30 abr. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/ios/dia-do-professor-10-aplicativos-para-ajudar-na-sala-de-aula/. Acesso em: 12 mar. 2022.
SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA; Filomena M. C. S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (org.). Tecnologias Digitais na Educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

Downloads

Publicado

2023-05-24