A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Vitória Ramos Soares Faculdade Alfredo Nasser
  • Francisca Vanessa de Oliveira Santos
  • Jessika dos Santos Sousa
  • Maria Aurizeth Pereira Silva de Sousa
  • Lizandro Poletto

Resumo

RESUMO: A fonte dos números permanece "imprecisa", mas os hominídeos são conhecidos por usar desenhos de animais nas paredes das cavernas para quantificar suas caçadas, e também é comum usar blocos de pedra ou gravetos para representar cada unidade desses recursos como um elemento. A matemática se expressa continuamente no tempo e na história, e qualquer divisão altera aspectos do contexto histórico, o que ajuda a contar a história com mais precisão. A matemática foi fortemente influenciada durante a revolução científica, que trouxe o uso de novas ferramentas tecnológicas e foi mais aceita e vista como importante para um novo tipo de sociedade, as evidências empíricas ganharam espaço e diminuíram a influência das influências místicas medievais As crianças só podem desenvolver o pensamento lógico-matemático absorvendo e adaptando-se a certos processos mentais desenvolvidos

Referências

BOYER, Carl B. A História da Matemática. Disponível: https://www.studocu.com/ptbr/document/escola-de-matematica-aplicada/analisis-matematico/a-historia-damatematica-carl-b/27832176. Acesso: 12 abr. 2022.
BRASIL. PCN. Matemática. 1988. Disponível:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 11 abr. 2022.
BUENO, S. F. Minidicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo. FDT, 2007.
GOULART, I. Perspectivas em Educação Matemática. Campinas: Papirus, 1996.
HOUAISS 3 eletrônico. Dicionário de língua portuguesa. 2009
JOHNSTON, S. Fazendo a prática matemática: senhores, praticantes e artesãos
na Inglaterra elizabetana. Ph.D. em História da Ciência: Universidade de Oxford,
1994.
LORENZATO, S. SÓ PEDAGOGIA. Conceitos Matemáticos Inseridos na
Educação da Primeira Infância: Diagonais que Perpassam o Desenvolvimento dos
Pequenos Estudantes em Só Pedagogia. Disponível em:
http://www.pedagogia.com.br/artigos/matematicaprimeira/index.php?pagina=2
Acesso em 28 abr. 2022.
RUIZ, Adriano Rodrigues. A matemática, os matemáticos, as crianças
e alguns sonhos educacionais. 2002. Disponível:
https://www.scielo.br/j/ciedu/a/G8N8zsSg5NLKpknQ8MKMdJM/?format=pdf&lang=pt
Acesso em: 11 maio 2022.
SANTOS, T. R. Chicon et al. História da Matemática uma ferramenta para o
desenvolvimento da aprendizagem, 2011.
TORRES T. I. M; GIRAFFA L. M. M. O Ensino do Cálculo numa perspectiva
histórica: Da régua de calcular ao MOODLE. REVEMAT - Revista Eletrônica de
Educação Matemática. V4.1, p.18-25, UFSC: 2009.
VIRGULINO, Carina Silvana. O ensino da matemática na educação infantil. 2014.
Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-da-matematica-naeducacao-infantil/119953, Acesso em: 12 abr. 2022

Downloads

Publicado

2022-07-29