O CONSUMISMO INFANTIL NA MODERNIDADE: As contribuições da educação financeira nos anos iniciais.

Autores

  • Letícia Vitoria Almeida Lopes Faculdade Alfredo Nasser
  • Bruna Milene Ferreira

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar os seguintes problemas de pesquisa: O que é o consumismo e quais são os fatores que conduzem ao consumo excessivo por parte do público infantil? Por que é importante compreender o que a educação financeira representa? Como a escola pode contribuir para alertar sobre os riscos do consumismo infantil na modernidade? O consumismo é caracterizado por compras em excesso de produtos supérfluos, os fatores podem variar, desde carência até influências pelo marketing e amigos. É através da educação financeira que a criança pode aprender a gerenciar seu dinheiro e lidar com problemas financeiros quando adulto. A escola pode contribuir com uma educação para o consumo consciente utilizando atividades para ensinar como consumir dessa forma. O artigo em questão utiliza a pesquisa bibliográfica com base nos seguintes autores: Zygmunt Bauman (2010), Ana Beatriz Barbosa Silva (2014), Anaelize dos Anjos Oliveira (2017), Bruna Neris Santos; Rafael da Silva Asoo, Carolina Goulart Carvalho (2016). As considerações finais da pesquisa apontam para a importância da educação financeira desde os anos iniciais de forma a gerir adultos conscientes do consumismo na modernidade.

Referências

APUD, Mateus. Ibope: Brasileiros não tiveram educação financeira na
infância. Estadão, [S. l.], 24 mar. 2020. Educação financeira, p. 1. Disponível em:
https://einvestidor.estadao.com.br/educacao-financeira/brasileiros-nao-tiverameducacao-financeira-na-infancia. Acesso em: 4 jun. 2022.
BAUMAN, Zygmunt. Vida a crédito. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
MERCADO brasileiro infantil cresce 14% ao ano, segundo o IBGE. G1, [S. l.], p. 1,
15 ago. 2013. Disponível em:
https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/08/mercado-brasileiro-infantilcresce-14-ao-ano-segundo-o-ibge.html. Acesso em: 4 jun. 2022.
OLIVEIRA, Anaelize dos Anjos. Educação financeira nos anos iniciais do ensino
fundamental: como tem ocorrido na sala de aula? Disponível em:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32214. Acesso em: 20 mar. 2022.
SANTOS, Bruna Neris; ASOO, Rafael da Silva; CARVALHO, Carolina Goulart.
Educação financeira infantil: a construção de cidadãos conscientes. Org. Soc.,
Iturama (MG), v. 5, n. 4, p. 116-126, jul./dez. 2016. Disponível em:
<https://revista.facfama.edu.br/index.php/ROS/article/view/243/200>. Acesso em: 26
set. 2021.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Consumistas: do consumismo à compulsão
por compras. 1. ed. São Paulo: Globo, 2014.
SUBLIMINAR. Dicio, dicionário online de português, 30 mai. 2022. Disponível em:
https://www.dicio.com.br/subliminar/. Acesso em: 30 maio 2022.

Downloads

Publicado

2022-07-29