APRENDIZAGEM, MODALIDADES E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O TRABALHO DE PREVENÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO

Autores

  • Lyandra de Azevedo Pereira Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

Os desafios de se trabalhar em sala de aula estão cada vez maiores devido a fatores diversos, dessa forma destaca-se a necessidade de conhecer como acontece o processo de aprendizagem, as dificuldades que surgem nesse percurso e o que pode ser feito tanto para facilitar, quanto para recuperar a aprendizagem. Como processo metodológico para esse artigo, foi realizado um levantamento bibliográfico em que serão apresentados pensamentos e concepções de alguns estudiosos sobre o tema, como Barbosa (2001), Fernández (1991; 2001), Portilho (2011), Porto (2007), Sisto (2012). Dessa forma pretende-se tornar menos doloroso o trabalho em sala de aula, tanto para o aluno, quanto para o professor, tornando mais alegre e prazeroso o processo de aprendizagem.

Referências

BARBOSA, Laura Monte Serrat. A psicopedagogia no âmbito da instituição
escolar. Curitiba: Editora expoente, 2001.
CAVELLUCCI, L. C. B.. Estilos de Aprendizagem: em busca das diferenças
individuais. 2006, p.10-12. Disponível em:V 7, N. 1, jan-dez. 2021
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 189
http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am540_2003/lia/estilos_de_aprendizagem.pdf.
Acesso em: 19 jan. 2017.
FERNÁNDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1991.
______. O saber em jogo. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Rio de Janeiro: Wak, 2011.
PORTO, Olívia. Psicopedagogia Institucional teoria, prática e assessoramento
psicopedagógico. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak editora, 2007.
SISTO, Fermino Fernandes et al. Dificuldades de Aprendizagem no contexto
psicopedagógico. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2021-06-07