A CULTURA POP NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS QUEER NO ENSINO DE LINGUA INGLESA

Autores

  • Fernando Guimarães Tavares Faculdade Alfredo Nasser
  • Fernanda Franco Tiraboschi

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como a cultura Pop pode trazer benefícios para o ensino e a aprendizagem de línguas, bem como observar quais seus impactos na sala de aula quando aplicados, sob uma perspectiva crítica dos Letramentos queer. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura com foco em estudos envolvendo: a) a cultura Pop no ensino de línguas; b) os Letramentos queer na sala de aula de línguas; e c) a cultura Pop no ensino de línguas na perspectiva dos Letramentos queer. Como referencial teórico, apoiou-se em estudos com foco nas teorizações sobre cultura e nos estudos envolvendo educação linguística e letramentos queer. As discussões levadas a cabo, neste estudo, indicaram que a cultura Pop pode consistir em um recurso viável e eficiente na promoção dos letramentos queer nas aulas de inglês. Além disso, esse modelo de letramento confronta o ensino tradicional que é desvinculado de fatores sociais e culturais, visto que busca problematizar as opressões sociais decorrentes das questões de gênero.

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Publicado

2021-06-07