A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Kesley Mariano da Silva Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

A presente pesquisa buscou verificar a contribuição da literatura e da leitura para o desenvolvimento da aprendizagem da língua portuguesa, por meio de uma formação crítico-reflexiva desde os anos iniciais de escolarização. Este processo de aprendizagem envolve o trabalho para o alcance das dez competências previstas pela BNCC (2017), considerando a ludicidade e o prazer pela experiência com a leitura literária. Por meio de uma revisão bibliográfica relacionada à literatura e ao processo de ensino e aprendizagem, este trabalho inicia-se com uma contextualização das políticas públicas nacionais (BNCC, 2017; PCN, 1998; LDB, 1996) e os fundamentos teóricos (SAUSSURE, 1994; BAKHTIN, 2016; CHOMSKY, 2009, ) ligados à linguagem e o ato comunicativo até o desenvolvimento de habilidades cognitivas ligadas à percepção e desenvolvimento das competências de escutar, ler, compreender, interpretar e expressar-se criticamente (ABRAMOVICH, 1997; FREIRE, 2008; LIBÂNEO, 2001). O interesse (vontade de aprender) do aprendiz em muito influenciado pelo estímulo da família e da/o escola/professor são peças centrais, pois através deles que a criança terá o seu primeiro contato com as histórias e os livros.

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Publicado

2021-06-07