A EDUCAÇÃO NO MEB E SUA INTERAÇÃO COM OUTROS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Leusa Alves de Moura Silva Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

O presente texto é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a política democratizadora do MEB3. O problema parte das políticas educacionais implantadas pelo Estado no início da década de 1960, momento em que o MEB foi criado para fins de escolarização da massa de trabalhadores rurais, mas sua criação se desdobrou na formulação de políticas sociais mais amplas, gerando um grupo de trabalhadores rurais com um nível de conscientização que superou a tradicional escolarização de adultos. As análises aqui apresentadas partiram de referenciais como Wanderley, Castro, Amado, Brandão, Pessoa e outros. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa que se utilizou de fontes documentais: dentre eles os arquivos do MEB Nacional e Goiás, artigos de jornais e boletins informativos, cartilhas, entre outros. Após a análise dos dados encontrados constata-se que o MEB implantou um processo pedagógico democrático, incluindo alunos e monitores e foi um movimento que representou uma mudança da Igreja Católica, em relação aos trabalhos realizados com as classes populares. A partir do MEB, estes trabalhadores rurais conseguiram se organizar politicamente para a defesa de seus direitos e sua ação, juntamente com outros sujeitos, levou à conquista da ferramenta maior do trabalhador rural, o STR4. Enfim, a pesquisa indica a dimensão educativa dos movimentos sociais, mostrando a luta por direitos como forma de adquirir conhecimento.

Referências

AMADO, Wolmir Therezio. A Igreja Católica e a questão agrária em Goiás, na década de 50 e meados de 60, 1991. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, 1991.


BEISIEGEL, Celso de Rui. Educação e Sociedade no Brasil após 1930. In: FAUSTO, Boris. História Geral da Civilização Brasileira. Tomo III – O Brasil republicano. Economia e Cultura (1930-1964). 2. ed. São Paulo: Difel, 1986, p. 383-416.


BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1984.


CASTRO, Ruth Cavalcante G. de. MEB – uma estratégia de comunicação com o homem do campo. 1992. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, 1992.


DUARTE, Elio Garcia. Do mutirão à ocupação de terras: manifestações contemporâneas em Goiás. 1998. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 1998.


FÁVERO,Osmar. Referências sobre materiais didáticos para educação popular. In: Perspectivas e dilemas da educação popular. Rio de Janeiro: Graal, 1984, p. 283-304.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.


GUTIÉRREZ, Gustavo. Teologia da Libertação – perspectivas. Trad. Yvone Maria de C. T. da Silva e Marcos Marcionilo. São Paulo: Loyola, 2000.


MAINWARING, Scott. Igreja Católica e política no Brasil (1916-1985). São Paulo: Brasiliense, 1989.


MOVIMENTO de Educação de Base (MEB). MEB Nacional. Documentos de Roma. Rio de Janeiro, nov. 1963. Datilografado.



V 6, N. 2, jan-dez. 2020


185 Revista Acadêmica Educaç ão e Cultura em Debate

PESSOA, Jadir de Moraes. A revanche camponesa. Goiânia: Editora da UFG, 1999.


WANDERLEY, Luiz Eduardo W. Educar para transformar – educação popular, Igreja Católica e política no Movimento de Educação de Base. Petrópolis: Vozes, 1984.

Downloads

Publicado

2020-06-29