BRAINSTORM: tempestade de ideias na alfabetização
Resumo
O atual contexto social exige que as escolas atendam à demanda de uma clientela de alunos participativos, críticos e atuantes, conectados digitalmente. Os avanços tecnológicos permitem a circulação de uma enorme quantidade de informações, fazendo com que a escola supere a simples transmissão do saber. É necessário dar significado, compreender, transformar informação em conhecimento; o que exige um espaço dinâmico de constante interação.
O processo de alfabetização está pautado num projeto de educação dinâmica que valoriza a autonomia intelectual, a criatividade, o senso crítico e a solidariedade de forma colaborativa e integrada à realidade social, partindo de uma construção coletiva e reflexiva.
Referências
ABRANTES, L. Brainstorming: Faça uma chuva de ideias! Disponível em: http://saiadolugar.com.br/brainstorming. Acesso em 30 jul. 2019.
FREIRE, P. Professor sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho dÁgua, 1993.
FREITAS, Eduardo de. Tempestade de ideias no ensino (Brainstorming). Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes. Acesso em 30 jul. 2019.
LIBÂNEO, Carlos José; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: Políticas, Estruturas e Organização. 10. ed. São Paulo: Cortez. 2012.
PAIVA, Y. M. Pedagogia Freinet: teoria e prática. In: ELIAS, M. D. C. (Org.). Pedagogia Freinet: teoria e prática. São Paulo: Papirus, 1996.
FREIRE, P. Professor sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho dÁgua, 1993.
FREITAS, Eduardo de. Tempestade de ideias no ensino (Brainstorming). Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes. Acesso em 30 jul. 2019.
LIBÂNEO, Carlos José; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: Políticas, Estruturas e Organização. 10. ed. São Paulo: Cortez. 2012.
PAIVA, Y. M. Pedagogia Freinet: teoria e prática. In: ELIAS, M. D. C. (Org.). Pedagogia Freinet: teoria e prática. São Paulo: Papirus, 1996.
Downloads
Publicado
2020-06-29
Edição
Seção
Ensaios