A EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DE JOÃO DE CAMARGO PENTEADO ATRAVÉS DO SINDICALISMO REVOLUCIONÁRIO, ENTRE OS ANOS DE 1912 - 1919: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA NO BRASIL, SEUS PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS

Autores

  • Emerson Gustavo Emos Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar a teoria e as práticas da educação libertária desenvolvidas na Escola Moderna nº 1, fundada em São Paulo, no bairro do Belenzinho, através do Comitê Pró-Escola Moderna, órgão vinculado ao sindicalismo revolucionário ao qual fazia parte o educador e militante anarquista João de Camargo Penteado. Sendo este, indicado para dirigir esta instituição entre os anos de 1912 até o seu fechamento em novembro de 1919. Ademais, traçar a trajetória social de João Penteado, fazendo uma interface de suas atividades pedagógicas com as experiências educacionais anarquistas de maior relevância na Europa no final do século XIX e início do XX, como as de Paul Robin no Orfanato Prévost, de Francisco Ferrer Y Guardia com a fundação da Escola Moderna de Barcelona, e com Sebastien Faure, fundador de La Ruche na França, experiência educacional também conhecida no Brasil como A Colméia. Além disso, demonstrar a importância do processo de imigração dos europeus estimulada pelo governo brasileiro após a abolição da escravidão em 1888, na consolidação das primeiras organizações sindicais, vinculadas com as demandas dos trabalhadores dos setores industriais e comerciais nos grandes centros urbanos nas regiões sul e sudeste do Brasil, na Primeira República. Assim como, salientar os princípios anarquistas aplicados neste primeiro momento de organização sindical, que negando a via da legalidade partidária como forma de luta de classe, optou pela autogestão social, pela educação racionalista de Ferrer, e por uma cultural anárquica como forma de projeto revolucionário e, portanto, contra-cultural. PALAVRAS-CHAVE: Escola. Primeira República. João de Camargo Penteado.

Referências

ARENA, Dagoberto B. Escolas Anarco-Sindicalistas no Brasil: alguns princípios, métodos e organização curricular. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 22, p. 87-108, Maio/Ago 2007.
BAKUNIN, Mikhail A. Catecismo Revolucionário: programa da sociedade da revolução internacional. São Paulo, SP: Editora Imaginário, 2009. 96 p.
BAKUNIN, Mikhail A.Deus e o Estado. São Paulo, SP: Hedra, 2011. 127 p.
______. O princípio do Estado e outros ensaios. São Paulo, SP: Hedra, 2008. 138 p.
BOLETIM DA ESCOLA MODERNA Nº 1 DE 13/10/1918. Disponível em: < https://bibliotecaterralivre.noblogs.org/> Acesso em: Acesso em: Set. e Out. 2017
BOLETIM DA ESCOLA MODERNA Nº 1 DE 18/03/1919. Disponível em: < https://bibliotecaterralivre.noblogs.org/> Acesso em: Acesso em: Set. e Out. 2017
BOLETIM DA ESCOLA MODERNA Nº 1 DE 19/05/1919. Disponível em: < https://bibliotecaterralivre.noblogs.org/> Acesso em: Acesso em: Set. e Out. 2017
CALSAVARA, Tatiana da Silva. A militância anarquista através das relações mantidas por João Penteado: estratégias de sobrevivência pós anos 20. Tese de doutorado, São Paulo, Feusp, 2012. 279 p.
COMITE PRÓ ESCOLA MODERNA (ITALIANO) . O Início de 19/08/1916. Disponível em: < https://bibliotecaterralivre.noblogs.org/> Acesso em: Set. e Out. 2017.

V 3, N. 2, ago-dez. 2017
186 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
DOC. COMITE PRÓ ESCOLA MODERNA (PORTUGUÊS). O Início de 04/09/1915. Disponível em: < https://bibliotecaterralivre.noblogs.org/> Acesso em: Set. e Out. 2017.
FIGUEIROA, Jonas N. Educação Anarquista: conceitos e experiências de uma educação para a liberdade. Monografia, São Carlos, SP:Ufscar, 2007. 59 p.
FLORESTA, Leila. Um projeto de educação integral: a experiência de Paul Robin em "Cempuis". Olhares & Trilhas, Uberlândia: Ano VIII, n. 8, p. 121-134, 2007.
GALLO, Sílvio. Pedagogia Libertária: anarquistas, anarquismo e educação. São Paulo, SP: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007. 268 p.
KROPOTKIN, Piotr A. A Anarquia: sua filosofia, seu ideal. São Paulo, SP: Editora Imaginário, 2001. 93 p.
KROPOTKIN, Piotr A. A Conquista do Pão. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: Achiamé, 2011. 152 p.
KROPOTKIN, Piotr A. O Princípio Anarquista e Outros Ensaios. São Paulo, SP: Hedra, 2007. 139 p.
MARTINS, Ana Paula. Educação para o trabalho no contexto libertário. Dissertação de mestrado, São Paulo, SP:Feusp, 2010. 156 p.
MORAES, Carmem S. V. (org.). Educação Libertária no Brasil – acervo João Penteado: inventário de fontes. São Paulo, SP: Fap-Unifesp: Edusp, 2003. 384 p.
NETTLAU, Max. História da Anarquia: das origens ao anarco-comunismo. São Paulo, SP: Hedra, 2008. 202 p.
PROUDHON, Pierre J. A propriedade é um roubo: e outros escritos anarquistas. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011. 142 p.
SANTOS, Luciana Eliza dos. A trajetória anarquista do educador João Penteado: leituras sobre educação, cultura e sociedade. Dissertação de mestrado, São Paulo, SP:Feusp, 2009. 317 p.

Downloads

Publicado

2018-02-07