A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA ATRAVÉS DOS JOGOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Laiza Magalhães Freitas Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

Resumo: O presente artigo destina-se à abordagem do tema “A Construção do Conceito de Número pela Criança através de Jogos Matemáticos". Salienta a importância das crianças terem contato com as noções matemáticas já nas séries iniciais, tendo em vista que o processo precisa acontecer de forma significativa e prazerosa. Reflete sobre como acontece a formação do conceito de número pela criança; qual a formação adequada que o professor deve possuir para atuar com matemática na educação infantil e como os jogos se tornam uma ferramenta valiosa para abordagem de conteúdos matemáticos. Cada criança constrói o conceito de número de forma individual, a partir das relações que estabelece com os objetos ao longo do tempo e o professor da educação infantil deve propor situações que favoreçam essa construção individual. Os jogos são uma ótima maneira de romper com o tradicionalismo, pois propicia a todos os componentes da turma que participem ativamente da execução do mesmo. Além disso, permite que o professor observe como cada indivíduo elabora suas respostas a partir do que possui como conhecimento prévio, à medida que se instaura como ferramenta pedagógica valiosa para tornar o ensino prazeroso. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi a Pesquisa Bibliográfica, tendo como auxílio teórico os principais autores: Aberkane e Berdonneau (1997), Alves (2001), Antunes (1998), Arce e Martins (2007), Bicudo (1999), Carvalho (2011) e Kamii (1990).
Palavras-chaves: Aluno. Conceito. Jogos. Matemática. Professor.

Referências

ABERKANE, Françoise; BERDONNEAU, Catherine. O ensino da matemática na educação infantil. Artmed, 1997.
ALVES, Eva. A Ludicidade e o ensino da matemática: Uma prática possível. Campinas, SP: Papirus, 2001.
ALVES, Nilda; AZEVEDO, Joanir G. e OLIVEIRA, Inês B. Algumas idéias sobre formação de professores. In: ALVES, Nilda. Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998, p. 133-46.
ARANÃO, Ivana Valéria Denófrio. A matemática através de brincadeiras e jogos. Campinas, SP: Papirus, 1996.
ANTUNES, Celso. Jogos para Estimulação das Múltiplas Inteligências. 13.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

V 2, N. 2, ago-dez. 2016
110 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
BARBANTI, VJ. Dicionário de educação física e esporte. São Paulo: Manoele, 2003.
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo:IME-USP;1996.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 3v.:il. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, Dione Lucchesi. O ensino da Matemática: considerações inicias. In: Metodologia do ensino da Matemática. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011. Cap. 1
GIARDINETTO, José; MARIANI, Janeti. O lúdico no ensino da matemática na perspectiva Vigotskiana do desenvolvimento infantil. In: Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Campinas, SP: Alínea, 2007. Cap. 8
KAMII, Constance. A criança e o número: Implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.
KISHIMOTO, T.M. O jogo e a educação infantil. Revista Perspectiva, n. 22, 1994, p.105128. Florianópolis: UFSC/ CED, NUP.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, e brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1997.
LARIZZATTI, M. F. Lazer e recreação para o turismo. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 2. ed. rev. e ampliada. Campinas, SP: Autores associados, 2008
MALUF, A.C.M. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.

V 2, N. 2, ago-dez. 2016
111 Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate
NACARATO, Adair Mentes. et al. A Formação Matemática da Professora Polivalente: desafios de ensinar o que nem sempre aprendeu. In: A Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2. ed. São Paulo, 2001. Cap. 1.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1989.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro. Forense Universitária, 1976.

Publicado

2017-08-15