A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO

Autores

  • Dalmo Francisco da Silva Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) – Remanso Bahia
  • Sileide Mendes da Silva Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN (Remanso Bahia). Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso – Bahia

Resumo

O presente trabalho traz como tema a história da matemática, como um instrumento 
para melhor aperfeiçoamento de metodologias no ensino. O seu principal objetivo é 
mostrar aos professores, alunos e a todos interessados como a história da 
matemática pode ser utilizada não somente como introdução, curiosidades ou 
simples complementação de conteúdo, mas também como uma ferramenta para ser 
usada acompanhada de outras metodologias na evolução de conteúdos em sala de 
aula. Dessa forma, esse trabalho traz como problematização a seguinte pergunta: 
pelo contexto histórico e econômico da sociedade, é possível recorrer do uso da 
história da matemática para aproximar os alunos ao raciocínio de um determinado 
conteúdo? Para conseguir fundamento suficiente para responder essa 
problematização, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica que mostra alguns fatos e 
curiosidades relacionadas à história da matemática no ensino da matemática. Ao 
estudar qualquer conteúdo o ensino se dá por um agente externo e o aprendizado é 
a quantidade de ideias que conseguimos absorver. Limitar-se ao que é ensinado 
numa aula é conhecer apenas o que pensa um único agente, a partir das suas 
referências. Este estudo visa quebrar esse limite, ir além da sala de aula e conhecer 
outras visões sobre um mesmo assunto e com isso, aumentar a probabilidade de 
compreender o que está sendo ensinado formando suas próprias ideias. A partir 
dessa base, pode-se concluir que promover uma contextualização da Matemática 
como construção humana, rompendo paradigmas diretamente ligada às 
transformações sociais, em que problema apresentado é problema resolvido, ela 
mostra seu papel na vida humana em diferentes épocas e também na atualidade. 

Biografia do Autor

  • Dalmo Francisco da Silva, Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) – Remanso Bahia

    Graduando Matemática pela faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) – Remanso Bahia.

  • Sileide Mendes da Silva, Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN (Remanso Bahia). Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso – Bahia

    Professora orientadora da Faculdade Alfredo Nasser – UNIFAN (Remanso Bahia). Professora e coordenadora pedagógica no Colégio Municipal Ruy Barbosa, Remanso – Bahia.

Downloads

Publicado

2023-11-22