INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM APARECIDA DE GOIÂNIA, BRASIL

Autores

  • Sarah Gonçalves Barros Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: Este estudo tem por objetivo analisar práticas de Educação inclusiva no Ensino Superior, em uma comunidade educativa, na perspectiva de estudantes com deficiência e de docentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Aparecida de Goiânia. Em consequência, interessou-se identificar e analisar as principais intervenções e adaptações realizadas numa IES, quanto a acessibilidades e adequações metodológicas, com foco nos estudantes com deficiência. Neste estudo de caso, aplicou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, conjugada à análise estatística de inquéritos por questionário a docentes do curso de Pedagogia. Desta forma, foi possível recolher, analisar e triangular as percepções de professores e estudantes com deficiência, acerca da inclusão e do ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciam as opiniões convergentes dos participantes, quanto à importância da inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino superior. É valorizada a matriz curricular do curso de Pedagogia, que contempla aspectos relacionados com a cidadania, direitos humanos e inclusão. Ademais, comprova-se a influência do trabalho colaborativo enquanto estratégia de inclusão. É ainda evidente a urgência em se promover mais formação continuada aos docentes nesta área. Por último, destaca-se a interligação entre formação e desenvolvimento de estudantes e professores, em comunidade educativa, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, no Ensino Superior, a fim de proporcionar mais igualdade e qualidade de aprendizagem aos estudantes com deficiência.

 

Palavras-chave: Inclusão; Ensino Superior; Estudantes com deficiência; Professores; Estudo de caso.

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Publicado

2023-05-24