A IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO NO SERVIÇO PÚBLICO: Um Estudo com Servidores da Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás

Autores

  • José Antônio Ferreira Juliano ICSA - Faculdade Alfredo Nasser
  • Tânia Maria Resende Carvalho

Resumo

RESUMO: Estar engajado com o trabalho significa ter vigor, concentração e dedicação a atividade exercida, ou seja, é investir esforços para atividades laborais que tem significado e propósito ao trabalhador, resultando um prazer ao realizá-las e uma maior produtividade, além de melhorar o bem-estar e saúde do indivíduo. A Escola Superior Da Polícia Civil- ESPC é uma instituição de ensino e capacitação de servidores policiais civis do estado de Goiás, que trabalha para que cada vez mais a corporação tenha excelência em seu dever investigativo em busca da verdade e da justiça. Neste contexto, o engajamento é um meio para os servidores entregarem um ensino cada vez mais de qualidade, dando suporte para a efetividade do trabalho policial. Este estudo visa analisar o engajamento dos servidores da ESPC, entendendo sua relação com a produtividade, bem-estar e saúde, contribuindo para pontos de melhoria na escola e para o servidor. Palavras-chave: Engajamento. Trabalho. Produtividade. Servidor.

Referências

ALESSANDRI, G., BORGOGNI, L., SCHAUFELI, W. B., CAPRARA, G. V., &
CONSIGLIO, C. From positive orientation to job performance: The role of work engagement and self-efficacy beliefs. Journal of Happiness Studies, 16(3), 767-788. 2015.

BAKKER, A. B., & DEMEROUTI, E. The job demands-resources model: State of the art. Journal of Managerial Psychology, 22(3), 309-328. 2007.

BAKKER, A., DEMEROUTI, E., & SANZ-VERGEL. Burnout and work engagement: The JD-R approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1, 389–411. 2014.

BRODIE, R. J.; HOLLEBEEK, L. D.; JURIC, B.; ILIC, A. Customer engagement:
conceptual domain, fundamental propositions, and implications for research. Journal of Service Research, v. 14, n. 3, p. 252- 271, 2011.

GOIAS, ESPC. Regimento Interno da Escola Superior da Polícia Civil de Goiás. Goiânia-2017.

GOIÁS, ESPC. Site- Histórico. https://espc.policiacivil.go.gov.br/historico.

GONZALES-ROMA, V.; SCHAUFELI, W. B.; BAKKER, A. B., LLORET, S. Burnout
and work engagement: Independent factors or opposite poles? Journal of Vocational Behavior. v. 68, p.165-174, 2006.

HAKANEN, J., SCHAUFELI, W. B., & AHOLA, K. The job demands-resources model: A three-year cross-lagged study of burnout, depression, commitment, and work engagement. Work & Stress, 22(3), 224-241. 2008.

KARASEK, R., & THEORELL, T. Healthy work. Stress, productivity and the reconstruction of working life. New York: Basic Books. 1990.

LUTHANS, F., YOUSSEF, C. M. Emerging positive organizational behavior. Journal of Management, 33(3), 321–349. 2007.

MACEY,W.H., SCHNEIDER, B. The meaning of employee engajamento. Industrial and Organizational Psychology: Perspectives on Science and Practice,1,3-30. 2008.

MACHADO, P. G. B.; PORTO-MARTINS, P. C.; AMORIM, C. Engagement no
trabalho entre profissionais da educação. Revista Intersaberes, 7(13), 193-214. 2012.

MAGNAN, E. DOS S., VAZQUEZ, A. C. S., PACICO, J. C., & HUTZ, C. S.
Normatização da versão Brasileira da Escala Utrecht de Engajamento no Trabalho. Avaliação Psicológica, 15(2), 133–140. 2016.

MARTINS, V., COSTA, L. V. ; SIQUEIRA, M. M. M. O impacto do comprometimento afetivo e do engajamento no trabalho sobre os comportamentos de cidadania organizacional. RACEF – Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace. v. 6, n. 2, p. 1-13, 2015.

MERCALI, G. D., & COSTA, S. G. Antecedentes do engajamento no trabalho dos docentes de ensino superior no Brasil. Revista de Administração Mackenzie, 20(1), 2019. doi: 10.1590/1678-6971/eRAMG190081.

OLIVEIRA, L.B; ROCHA, J.C. Engajamento no trabalho: antecedentes individuais e situacionais e sua relação com a intenção de rotatividade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 19, n. 65, p. 415-431, Jul./Set. 2017.

REIJSEGER, G., SCHAUFELI, W. B., PEETERS, M. C. W., & TARIS, T. W. Ready,
set, go! A model of the relation between work engagement and performance. Em S.
P. Gonçalves & J. G. Neves (Eds.). Occupational Health Psychology: From burnout to well-being (289-306). Scientific & Academic Publishing: USA. 2012.

SAKS, A.M. The meaning and bleeding of employee engajament: How muddy is the water? Insdutrial and Organizational Psychology, 1,40-43. 2008.
SALANOVA, M.; SCHAUFELI, W. B. El engagement en el trabajo. Madrid: Alianza, 2009.

SCHAUFELI, M.S, BAKKER, A.B. Defining and measuring work engajament: Bringing clarity to the concept . In A.B. Bakker & M.P. Leiter (Eds.),Work engajament: A handbook of essential theory and research (pp.10-24). East Sussex: Psycology press. 2010.

SCHAUFELI, W. B. What is engagement? In C. Truss, K. Alfes, R. Delbridge, A. Shantz, & E. Soane (Eds.). Employee Engagement in Theory and Practice. London: Routledge. 2014.

SCHAUFELI, W. B., & BAKKER, A. B. Job demands, job resources, and their relationship with burnout and engagement: A multi-sample study. Journal of Organizational Behavior, 25(3), 293-315. 2004.

SCHAUFELI, W. B., & TARIS, T.W. A critical review of the Job Demands-Resources Model: Implications for improving work and health. In G. F. Bauer & O. Ha?mmig (Eds.). Bridging occupational, organizational and public health (pp. 43-68). Amsterdam: Springer. 2014.

SCHAUFELI, W. B., SALANOVA, M., GONZALES-ROMA, V., & BAKKER, A. B. The
measurement of engagement and burnout: A two sample confirmatory factor analytic approach. Journal of Happiness Studies, 3(1), 71-92. 2002.

SCHAUFELI, W. B.; BAKKER, A. B. Job demands, job resources and their relationship with burnout and engagement: a multi-sample study. Journal of Organizational Behavior, v. 25, n. 3, p. 293-315, mar. 2004.
SCHAUFELI, W. B.; TARIS, T. W. The Job Demands-Resources model: A critical review. Gedrag & Organisatie, v. 26, p. 182-204, 2013.

SCHAUFELI, W.; BAKKER, A. UWES – Utrecht Work Engagement Scale Preliminary Manual Occupational. Health Psychology Unit Utrecht University, 2003. Adaptado e traduzido por: ANGST, Rosana, BENEVIDES-PEREIRA, Ana Maria T., PORTOMARTINS, P.C. Escala de Engagement do Trabalho de Utrecht, 2009.

SCHAUFELI, W.; DIJKSTRA, P.; VAZQUEZ, A. C. Engajamento no trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.

SCHAUFELI, W.B., BAKKER, A.B.; VAN RHENEN, W. How changes in job demands and resources predict burnout, work engagement, and sickness absenteeism. Journal of Organizational Behavior, v. 30, p. 893-917, 2009.

SIEGRIST J. Adverse health effects of high-effort/low-reward conditions. Journal of Occupational Health and Psychology, 1(1), 27-41. 1996.

SIQUEIRA, M. M. M.; MARTINS, M. C. F.; ORENGO, V.; SOUZA, W. Engajamento
no trabalho. In: SIQUEIRA, M.M.M (Org). Novas Medidas do Comportamento Organizacional. Ferramentas de Diagnóstico e Gestão. Porto Alegre: Artmed, p. 147
-154, 2014.

SOUZA, R. A. P. DE. Engajamento no Trabalho. 23f. Monofrafia (Especialização). – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Porto Alegre, Junho de 2017.

TARIS, T. W., VAN BEEK, I., & SCHAUFELI, W.B. The beauty versus the beast: On the motives of engaged and workaholic employees. Em I. Harpaz & R. Snir (Eds). Heavy work investment: Its nature, sources, outcomes, and future directions (pp. 121- 138). New York: Taylor & Francis/Routledge. 2014.

TARIS, T., & SCHAUFELI, W. The job demand-resources model. In S. Clarke, T. M. Probst, F. Guldenmund, & J. Passmore (Eds.). The wiley blackwell handbook of the psychology of occupational safety and workplace health (pg. 157– 180). Chichester: John Wiley & Sons. (2016).

TIMMS, C., & BROUGH, P. “I like being a teacher”: Career satisfaction, the work environment and work engagement. Journal of Educational Administration, 51(6), 768-789. 2012. doi: 10.1108/JEA-06-2012-0072.

VAZQUEZ, A. C. S., HUTZ, C. S. Aplicações Da Psicologia Positiva- Trabalho e organizações. São Paulo: Hogrefe, 2018.

VAZQUEZ, A. C. S.; PACICO, J. C.; MAGNAN, E. S.; HUTZ, C. S.; SCHAUFELI, W.
B. Avaliação do engajamento das pessoas com seu trabalho: a versão brasileira da escala Utrecht de engajamento no trabalho (UWES). In C. S. Hutz. Avaliação em Psicologia Positiva: Técnicas e Medidas. São Paulo: CETEPP Hogrefe. 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Edição

Seção

Artigos