CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT - CRM: UMA JOGADA DE MESTRE
Resumo
Este artigo analisa as ferramentas de Marketing de relacionamento em uma rede de supermercados e apresentou o CRM (Customer Relationship Management). As ferramentas do CRM têm por objetivo de acompanhar cada movimento do consumidor para melhor conhecê-lo, a fim de proporcionar tratamento exclusivo, de forma que, cada vez que forem atendidos estarão registradas no sistema todas suas preferências, recusas e reações referentes aos atendimentos anteriores. Como metodologia utiliza-se um Estudo de Campo em pesquisa quanti-qualitativa, com coleta de dados via questionário aos clientes numa rede de supermercados na cidade de Goiânia – GO, abordando a satisfação dos mesmos. Dentre os resultados da pesquisa evidenciou a não aplicação das técnicas do CRM, porém compreende-se a necessidade de sua utilização para elaborar uma estratégia de negócio voltada para otimizar lucratividade de vendas, para satisfação dos clientes e para implementação de processos.Referências
COBRA, M. Administração Geral de Marketing no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsievier, 2009.
_________. Marketing Básico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
KOTLER, P. Administração de Marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
_________. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. 5. ed. São Paulo: Futura, 2000.
_________. Os 10 pecados mortais do marketing de relacionamento. São Paulo: Campus, 2004.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Introdução ao Marketing. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1997.
ZENONE, L. C. Marketing de Relacionamento: tecnologia, processos e pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.
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