OS IMPACTOS DA APOSENTADORIA RURAL NA SEGURANÇA ALIMENTAR DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE ITAPURANGA – GOIÁS
Resumo
Este trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos da Aposentadoria Rural na segurança alimentar dos agricultores familiares do município de Itapuranga-Go. Averiguou se é possível constatar a partir de uma comparação entre os agricultores aposentados e os nãos aposentados se a aposentadoria rural contribui significativamente para melhorar os níveis de segurança alimentar dos produtores familiares da região pesquisada. Visando o alcance do objetivo proposto, o estudo analisou comparativamente os produtores aposentados e os não aposentados para a verificação dos efeitos da aposentadoria rural em elementos de segurança alimentar. Foi utilizada a técnica de análise de comparação de grupos e averiguação de frequências, com base nos dados coletados, considerando as várias variáveis pesquisadas. A amostra foi constituída por 70 produtores, sendo o cálculo amostral definido com valor determinado no grau de confiança de 90% e erro amostral de 7%. Os resultados da pesquisa sugerem que a aposentadoria rural provoca impactos na segurança alimentar dos agricultores da região pesquisada.
Palavras-chave: Segurança Alimentar. Agricultores Familiares. Aposentadoria Rural.
Referências
BELIK, W. Perspectivas para segurança alimentar e nutricional no Brasil. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 12-20, jan-jun. 2003.
BRASIL. Lei nº 11.318, de 05 de julho de 2006. Dispõe sobre o plano plurianual 2004/2007. Poder Executivo, Brasília, DF, 2006.
_________. Constituição Federal de 1988. Poder Executivo, Brasília, DF.
GUANZIROLI, C. E.et .al. Agricultura familiar e reforma agrária no século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2005.
LAMARCHE, H. Aagricultura familiar. Campinas: UNICAMP, 1993.
______. Agricultura familiar. Campinas: UNICAMP, 1997.
LEITE, S. Padrão de financiamento, setor público e agricultura no Brasil. In: LEITE, S. (Org.). Políticas Públicas e Agricultura no Brasil. Porto Alegre, Ed. Da Universidade, 2001.
MALUF, R. S.; MENEZES F.; VALENTE, F. Contribuição ao Tema da Segurança Alimentar no Brasil. Rio de Janeiro: Ágora/Redecapa/Riad, 1995.
MATTEI, L. PRONAF 10 anos: mapa da produção acadêmica. Série Estudos 12 NEAD. MDA, Brasília, 2006.
SEGAL-CORREA, A. M.; SALLES-COSTA, R. Novas possibilidades de alimentação a caminho? Democracia Viva, n. 39 p. 68-73, jun. 2008.
SEGAL-CORREA, A. M.; MARIN-LEON, L. A Segurança Alimentar no Brasil: Proposição e Usos da Escala Brasileira de Medida da Insegurança Alimentar (EBIA) de 2003 a 2009. Segurança Alimentar e Nutricional. 2009.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 2008.