OS IMPACTOS DAS REDES E MÍDIAS SOCIAIS NA SUBJETIVIDADE: UMA LEITURA PSICANALÍTICA

Autores

  • Araceli De Souza Martins UNIFAN
  • Bruno Fiuza UNIFAN
  • Ana Tereza Dias Vasques UNIFAN

Resumo

A nova mídia, representada pela internet (neste trabalho, delimitada às redes e mídias sociais), amplia o potencial de produção subjetiva, modificando as experiências físicas, mentais e sociais dos indivíduos. Essa nova forma de se relacionar por meio de uma comunicação midiatizada, que ao mesmo tempo distancia pessoas próximas e aproxima pessoas, empresas e formas de trabalho geograficamente distantes, produz impactos mais eficientes na subjetividade, modificando as noções de tempo e espaço, e a ideia de autonomia subjetiva. Diante de tal contexto, este trabalho tem como objetivo conhecer os efeitos do uso das redes e mídias sociais sobre o processo de subjetividade à luz da perspectiva psicanalítica e analisar como as chamadas tecnologias emergentes estão afetando o comportamento da sociedade contemporânea, bem como o modo como os indivíduos se relacionam e se comunicam. Para este fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, nas plataformas Scielo, Pepsic, Google Scholar e Portal de Periódicos da CAPES, o que conferiu a este estudo uma abordagem qualitativa e um caráter exploratório. Se averiguou que as redes sociais possuem grande impacto na subjetividade, produzindo efeitos danosos nos processos de constituição e desenvolvimento da personalidade. Palavras-Chave: Redes. Mídias digitais. Internet. Subjetividade.

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2023-07-20

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