Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Artigo científico:

"Consiste na apresentação, com autoria declarada, dos resultados do estudo científico de uma questão bem determinada e delimitada, realizada com profundidade, o que exige especificidade quanto à utilização do referencial teórico que deve estar voltado para a questão em foco. De acordo com a NBR/ABNT 6022:2003 o artigo pode ser: original ou de revisão. O artigo científico, ao apresentar de forma completa, embora sucinta, os propósitos, os procedimentos de uma pesquisa, a metodologia empregada por seu autor e os resultados obtidos, possibilita ao leitor avaliar a pesquisa realizada. Isso permite que outros pesquisadores, ou repitam a experiência – confirmando ou não seus resultados –, ou nela se baseiem, ampliando as discussões e o conhecimento sobre o assunto e inspirando novas pesquisas. Em geral é feito para publicação, para divulgar resultados de pesquisas científicas, mas tem sido cada vez mais usado no contexto da formação acadêmica, como estratégia para o desenvolvimento da capacidade de síntese das experiências de pesquisa realizadas na investigação científica, sendo crescente também sua utilização como Trabalho de Final de Curso – TCC. Em termos de procedimentos para a escrita de um artigo científico, é necessário observar os propósitos do trabalho a ser elaborado. Todavia, independente de ter propósitos distintos, o artigo científico deve apresentar a estrutura textual básica que caracteriza todos os tipos de trabalhos científicos.

Estrutura do artigo científico

a) Elementos pré-textuais - título e subtítulo, se houver: devem figurar na página de abertura do artigo, diferenciados entre si tipograficamente ou separados por dois-pontos (:) e na língua do texto, alinhado junto à margem direita, na mesma fonte do texto, em tamanho 12, em maiúsculas, negrito; - nome do autor: alinhado à margem direita, aparece em versal (maiúsculas e minúsculas), itálico, fonte tamanho 12, com símbolo (*) no final do nome, referente à sua identificação na nota de rodapé – breve currículo que o qualifique em sua área de conhecimento, grafada com a mesma fonte usada no trabalho, em tamanho 10; - resumo na língua do texto: É a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto e, por isso, não dispensa a consulta ao original. Deve ressaltar o tema, o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho, numa sequência de frases concisas, afirmativas, compondo um parágrafo único. Quanto à extensão, deve ter de 100 a 250 palavras para artigos e de 150 a 500 palavras para monografias, dissertações e teses. As palavras-chave, em número mínimo de 3 e máximo de 5, devem aparecer logo após o Resumo, antecedidas da expressão Palavraschave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. O texto do resumo deve ser justificado às margens, com a mesma fonte utilizada no trabalho, em tamanho 12 e 18 espaçamento simples. Entre o resumo e as palavras-chave deixa-se um espaço simples (um “enter”).

b) Elementos textuais Os elementos textuais constituem-se de: - Introdução [Tema, justificativa, problemática, objetivos, metodologia e estrutura do trabalho]; - Debate teórico [Conceitualização, desenvolvimento histórico, características ou tipologias, principais abordagens do tema com base na pesquisa bibliográfica]; - Metodologia [Definição e descrição dos tipos de pesquisa, dos métodos de pensamento, dos procedimentos de coleta de dados e da escolha da amostra ou população que foram utilizados na pesquisa]; - Apresentação e análise dos resultados [Apresentação dos dados coletados destacando as informações mais relevantes para se conhecer a problemática da pesquisa, retomando os fundamentos relacionados no debate teórico]; - Considerações finais [Retoma o tema, a problemática e indica se os objetivos propostos foram alcançados, pontuando as informações e análises mais significativas da pesquisa no sentido de responder a problemática. Apontar possíveis contribuições práticas do conhecimento produzido e outras questões a serem investigadas]. (ABNT, NBR 6022, 2003).

c) Elementos pós-textuais Os elementos pós-textuais são: título e subtítulo (se houver) em língua estrangeira, resumo em língua estrangeira, palavras-chave em língua estrangeira e referências. Obs.: A extensão do artigo científico varia entre 15 e 25 páginas, incluindo as referências."

 

Ensaio

É uma análise de determinado assunto, que permite ao autor manifestar sua opinião, comparando-a, opondo-a, ou conferindo-a com os pensamentos de outros autores. Esta modalidade de trabalho acadêmico permite a menção a mais de um autor que trate do mesmo assunto, possibilitando um diálogo dinâmico ao longo da discussão. A pesquisa bibliográfica deve ser feita por meio de leituras e fichamentos de textos científicos. Apreciadas as fontes, tomadas as notas e selecionado o material bibliográfico pertinente passa-se à redação do ensaio considerando os aspectos estruturais dessa modalidade de trabalho acadêmico, seu tom crítico e persuasivo, bem como o zelo pela linguagem que deve seguir a norma culta. Os conceitos devem ser definidos de modo claro e a argumentação deve seguir o esquema: tese e premissas, tendo em vista a coesão, a coerência e a concisão. O melhor modo de defender um ponto de vista é a recorrência a autoridades na matéria analisada. Contudo, tal exigência deve ser enxergada com prudência, pois o ensaio não é uma colagem de citações diretas e indiretas distribuídas de modo aleatório. Os argumentos devem ser arrolados de acordo com teóricos que pensem de formas diversificadas e o estudante deve deixar clara a sua posição.

Estrutura do ensaio

a) título e subtítulo (se houver): grafado em fonte tamanho 12, maiúsculas, negrito, alinhado à direita da folha, junto à margem.

b) nome do autor: alinhado à margem direita, aparece em versal (maiúsculas e minúsculas), itálico, fonte tamanho 12, com símbolo (*) no final do nome, referente à sua identificação na nota de rodapé – breve currículo que o qualifique em sua área de conhecimento, grafada com a mesma fonte usada no trabalho, em tamanho 10;

c) texto: fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado;

d) notas (se houver);

e) referências. Obs.: A extensão do ensaio varia entre 10 e 15 páginas, incluindo as referências."

(Normas oriundas do Guia para Trabalhos Acadêmicos da UNIFAN. Organizadores: Luiz Antonio de Faria Michele Giacomet Peterson Daniel Vieira) 

Para acesso a integralidade das informações: http://www.faculdadealfredonasser.edu.br/files/docBiblioteca/ebooks/%c2%b0%c2%b0458224108.pdf)

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.