ENSINO DA LÍNGUA PADRÃO E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: UMA REFLEXÃO
Resumo
RESUMO: Neste artigo, buscou-se refletir sobre a importância do ensino da norma padrão da língua portuguesa, confrontando aspectos de ordem legal com aspectos de ordem social e a tensão presente em seu processo de ensino. Como metodologia, optou-se por realizar um estudo bibliográfico e documental e uma análise de caráter qualitativo. Lançando mão de alguns conceitos elaborados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, como capital cultural, poder simbólico e violência simbólica, e, a partir da leitura de alguns estudos de autores que argumentam a favor do ensino da norma padrão da língua portuguesa, pretendeu-se desenvolver um olhar lúcido sobre a importância prática do ensino da língua sem, contudo, desconsiderar sua dimensão simbólica na teia das relações sociais, bem como ponderar a respeito dos desafios postos diante da escola, que, como instituição que detém a autoridade de ensinar, precisa promover o crescimento intelectual e humano do seu alunado, por mais heterogêneo que seja.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Língua portuguesa. Norma padrão. Violência simbólica.
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