HOMO ECONOMICUS E O ESCOLAR DA MODERNIDADE ATUAL: FOUCAULT NA CRÍTICA DA DIALÉTICA NEOLIBERAL
Resumo
RESUMO: O artigo busca analisar o homo economicus e seu ideário formativo e nesta esfera o ideal do escolar vem sofrendo mudanças profundas em sua forma tradicional clássica tanto em forma física quanto em seus aspectos pedagógicos. Pretendemos mostrar a construção destas características do homem moderno, bem como sua visão de mundo. Então, buscaremos analisar o escolar neoliberal e seus objetivos gerais. Discutiremos, assim, essa ideia, tentando mostrar que o escolar atual, foi levado a uma forma de empresa empreendedora de mão de obra. Se após a revolução industrial o objetivo do escolar foi a inserção ao trabalho, hoje, pelo fato do trabalho estar em vias de acabar - pela força do virtual -, o papel do escolar é o de empreendedor do aprender a aprender sozinho e nada mais.
PALAVRAS-CHAVE: Foucault, Escolar, Homo economicus, Neoliberalismo.
Referências
AQUINO, Julio Groppa. A difusão do pensamento de Michel Foucault na educação brasileira: um itinerário bibliográfico. Revista Brasileira de Educação, v. 18, p. 301-324, 2013.
CAMUS, A. O mito de Sísifo. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Boitempo editorial, 2017.
DA CONCEIÇÃO PIZOLATI, Audrei Rodrigo. A influição do discurso neoliberal na governamentalidade pedagógica no Brasil contemporâneo. Revista Cocar, v. 14, n. 28, p. 521-540, 2020.
DE SOUZA, Andréia Paulo; DE ASSUNÇÃO, Fernanda Lopes. O NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO. Contemporânea Revista UniToledo: Arquitetura, Comunicação, Design, Educação e História, v. 2, n. 1, 2017.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
_____________. Inutile de se soulever? In: DITS ET ECRITS III. Paris: Gallimard, 1994ª
V. 9, N. 1, 2023
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 221
.____________. Qu’est-ce que les Lumières? In: DITS ET ECRITS IV. Paris: Gallimard, 1994b. ____________. Conversazione con Michel Foucault (Entretien avec Michel Foucault ). In: DITS ET ECRITS IV. Paris: Gallimard, 1994c.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Boitempo Editorial, 2019.
LEAL, Guilherme de Freitas. O Homo Oeconomicus em Michel Foucault: a análise do ser humano como naturalmente econômico na arte liberal de governar (Dissertação de Mestrado), Universidade de Federal de Goiás, Goiânia,2015.
MARRACH, Sonia Alem et al. Neoliberalismo e educação. Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, p. 42-56, 1996.
MICHETTI, Miqueli. A vida como projeto: a pedagogia do homo economicus e as iniciativas de fomento ao “espírito do capitalismo” via educação pública. Ciências Sociais Unisinos, v. 55, n. 3, p. 302-314, 2019.
PEREIRA, Adriana Soares. Metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico] / [et al.]. – 1. ed. – Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018. 1 e-book. Disponível em: < https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/02/Metodologia-daPesquisaCientifica _final. pdf >. Acesso em: 10 dez 2020.
SAVIANI, Dermeval. As concepções pedagógicas na história da educação brasileira. Texto elaborado no âmbito do projeto de pesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”, financiado pelo CNPq, para o “projeto, v. 20, p. 21-27, 2005.
SENELLART, Michel. Nascimento da biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979)/Michel Foucault. 2008.
SOLER, Rodrigo Diaz de Vivar Y.; MAURÍCIO, Joseane Monteiro. PARA UMA LEITURA FOUCAULTIANA DO HOMO OECONOMICUS. Polymatheia-Revista de Filosofia, v. 12, n. 21, 2019.
TOMAZI, Nelson Dacio. "A escola não é uma empresa. O neo-liberalismo em ataque ao ensino público" de Christian Laval. EccoS Revista Científica, v. 7, n. 1, p. 175-177, 2005.
VEIGA-NETO, Alfredo; MORAES, Antônio Luiz de. Disciplina e controle na escola: do aluno dócil ao aluno flexível. In: Resumos do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Florianópolis: UFSC, 2008. p.343-354.