OS CONTOS DE FADAS E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
RESUMO: Artigo intitulado: Os Contos de Fadas e as Múltiplas Linguagens na Educação Infantil. Tem como foco de pesquisa, evidenciar a contribuição dos contos de fadas como recurso pedagógico para o desenvolvimento das linguagens na criança. Sendo assim, os objetivos desse trabalho são: relatar a origem dos contos de fada; abordar os contos de fada e o desenvolvimento infantil; expor a mediação pedagógica e os contos de fada no desenvolvimento da criança; ressaltar os contos de fada e as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, tendo autores de renome da temática: Falconi (2022); Marçal (2021), Melo; Melo; Santos (2022); Novaes (2000) e os documentos Brasil (1996; 2017). Partimos do pressuposto de que a linguagem não se restringe apenas ao uso da fala pela criança, mas a todas às formas de comunicação e expressão que demonstram. Nesse sentido, em contextos interativos, em ambientes escolares, desde a educação infantil, um gesto, movimento, desenho, cantarolar, brincar são considerados linguagens. Cabe ao professor saber fazer as mediações necessárias com a criança para fomentar o seu desenvolvimento integral.
PALAVRAS-CHAVE: Contos de Fada. Desenvolvimento. Educação Infantil. Mediação. Linguagens.
Referências
V. 9, N. 1, 2023
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 171
ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 2ª. Ed. São Paulo: contexto, 2003.
ANTUNES, Celso. Educação Infantil: Prioridade imprescindível. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos. 1981
.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 11.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
BERNARDES, Daniele. Contributos da Literatura Infantil para o desenvolvimento da expressão emocional da criança. Disponível em:
https://bdm.unb.br/bitstream/10483/19089/1/2016_DanieleBernardesDosSantos_tcc.pdf. Acesso em: 04 fev. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
BRASIL. Disponível em; http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 28 set. 2021.
CONE, Theresa P.; CONE, Stephen L. Ensinando Dança para Crianças. São Paulo: Editora Manole, 2015. 9788520450079. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520450079/. Acesso em: 03 abr. 2022.
FALCONI, Isabela e FARAGO, Alessandra. Contos de Fadas: origem e contribuições para o desenvolvimento da criança. Disponível em: https://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/35/06042015200330.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.
JUNIOR, Lindofo, OLIVEIRA, Mariany, RIBEIRO, Rosângela. A importância do desenho na Educação Infantil: Uma atividade dotada de várias significações. https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc_02-1.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022
MARÇAL, Cleonice. As emoções e sentimentos na literatura infantil: perspectiva Vigotskiana. Disponível em http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/2946/5/Cleonice_Marcal_2017.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.
MELO, Simone; MELO, Glória e SANTOS, Giszélia. A infância e suas linguagens: práticas de docentes que atuam na creche. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2017/TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID9062_11102017111143.pdf. Acesso em: 25 mar. 2022.
NOVAES, Nelly. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2000.
V. 9, N. 1, 2023
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 172
SCHNEIDER, Raquel e TOROSSIAN, Sandra. Contos de fadas: de sua origem à clínica contemporânea. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167711682009000200009. Acesso em: 16 fev. 2022
TAKATSU, Mayra M. Artes, Educação e Música. Cengage Learning Brasil, São Paulo 2015. 9788522123735. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522123735/. Acesso em: 10 abr. 2022.
TERRA, Ernani. Linguagem, língua e fala - 3ED. Editora Saraiva, São Paulo, 2018. 9788553131112. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788553131112/. Acesso em: 10 abr. 2022.
VELOSA, Marta. Contributos da Literatura para a Infância para o Desenvolvimento Emocional da Criança em Idade Pré-escolar. Disponível em: http://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/8473. Acesso em: 04 fev. 2021.
VIGOTSKI, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. São Paulo: Martins Fontes. 1984a p. 89-103.
VILLENEUVE, Gabrielle. A Bela e a Fera. São Paulo: Ciranda Cultural, 2020.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11.ed. São Paulo: Global, 2003.