RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é avaliar a importância da afetividade no ambiente escolar. Trata-se, portanto, de um estudo atual e importante já que a relação afetiva entre o professor e o aluno vai interferir na construção de conhecimentos e de identidade do educando. Deste modo, promove assim uma relação de troca, destaca a necessidade de levar para o ambiente escolar uma convivência agradável de modo a contribuir para a formação do aluno. A aprendizagem afetiva atinge os aspectos emocionais e do sistema de crenças daqueles que facilitam e participam dela. A aprendizagem afetiva tem sido definida tanto pelos tipos de objetivos educacionais buscados no planejamento de experiências educacionais, quanto por meio de modelos conceituais que retratam o alcance do impacto possível. A afetividade ainda é um campo amplo de pesquisa e com este estudo percebeu-se que é de extrema importância para o processo educativo e principalmente no intuito de preservar e estabelecer uma boa relação entre professor e aluno.
PALAVRAS-CHAVE: Afetividade. Ensino. Aprendizagem. Contexto escolar. Aluno.
Referências
AMORIM, M. C. S; NAVARRO, E. C. Afetividade na educação infantil. Revista eletrônica da UNIVAR, n°. 7, p. 1 – 7, 2012. Disponível em: <https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/32535621/afetividade_educacao_infantil-with-cover-page-> .Acesso em: 18 nov. 2021.
BOCK, A. M. B. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva,1999.
FERREIRA, A.L.; ACIOLY-RÉGNIER, N.M. Contribuições de Henri Wallon à relação cognição e afetividade na educação. Educar em Revista, 2010 - SciELO Brasil. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/9jbsbrcX4GygcRr3BDF98GL/?lang=pt.> Acesso em: 17 nov. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1995.
KRUEGER, M. F. A relevância da afetividade na educação infantil. Instituto Catarinense de Pós-Graduação, ASSELVI, 2003. Disponível em: <http://nuted.ufrgs.br/oa/pi/html/afetiv_edinf.pdf.> Acesso em: 17 nov. 2021.
LA TAILLE, Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LEITE, S. A. S; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: As condições de ensino e a mediação do professor. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/alle/textos/SASL-AAfetividadeemSaladeAula.pdf.> Acesso em 12 abr. 2022.
V. 9, N. 1, 2023
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate3 AFETIVIDADE: Relação Professor e Aluno 132
MOSQUERA, J.J.M.; STOBAÜS, C.D. Afetividade: a manifestação de sentimentos na educação. Porto Alegre – RS, ano 19, n. 1 (58), p. 123 – 133, Jan./Abr. 2006. Educação, 2006. Disponível em: <revistaseletronicas.pucrs.br.> Acesso em: 17 nov. de 2021.
RODRIGUES, I. A importância da afetividade na aprendizagem escolar na relação aluno – professor. São Paulo: Revista multidisciplinar, 2010.
SILVA, A. R. Emoção na sala de aula. 6. ed. São Paulo. Papirus Editora, 1999.
SOUZA, A. C. F; OLIVEIRA, S. G. A importância da afetividade no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. FEPSMIG. 24 nov. de 2020. Disponível em: <http://repositorio.unis.edu.br/handle/prefix/1356.> Acesso em: 07 mar. 2021.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. 2 ed. Lisboa: Edições 70, 1995.