FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTRIBUINTES DA FORMAÇÃO GLOBAL DO ALUNO

Autores

  • Renata Pereira Abadio Faculdade Alfredo Nasser
  • Bruna Milene Ferreira

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa surgiu da necessidade de apresentar a importância da participação da família no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Compreende-se que, a atuação da família na vida de uma criança é primordial, pois ela oferece um ambiente propício para a construção de aprendizagens, condutas, princípios que nortearão o indivíduo por toda a vida. Uma vez que, o aluno percebe o acompanhamento de sua família e que ela atribui certo valor à sua experiência escolar, poderá assumir esses valores obtidos através da intervenção da família, manifestando em suas ações e compromissos com seus deveres escolares. Dessa forma, o trabalho assume como caráter a metodologia denominada pesquisa bibliográfica, que consiste em análises de obras e artigos científicos de teóricos especializados no assunto Bezerra e Vieira (2013), Firman, Santana e Ramos (2015), Gomes e Nunes (2017), Marques (2001), Parolin (2016), Polônia e Dessen (2005), Silva (2013), Soares, Souza e Marinho (2008), Souza (2009). Também foi consultada a seguinte lei para a elaboração do trabalho: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Tendo como conteúdo e diretrizes do ensino profissional. A apresentação e reflexão destes conceitos sugere que essa relação seja pautada em compreender as funções e influências dessas instituições na vida de um estudante, analisar os impactos que as intervenções familiares produzem nas vivências escolares do indivíduo, refletir sobre possíveis caminhos que estabeleçam uma junção harmoniosa entre família e a instituição de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Família. Escola. Valores. Aprendizagem. Desenvolvimento.

Referências

REFERÊNCIAS
BARROS, Rhaysa Carvalho. O Reflexo da Família no comportamento da criança. Disponível em: <http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/THCpRARdfgT2Eyw_2014-4-16-21-4-22.pdf?msclkid=be03d841b08511ecb4e9756574f37959>. Acesso em: 16 de Fev. 2022.
BASSEDAS, Eulália. HUGUET, Teresa. SOLE, Isabel. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed. 1999.
BEZERRA, Ana. VIEIRA, Viviane. Desenvolvimento escolar e a participação da família. Disponível em: http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/artigos/b03b8a68f6ff602ece64dbc4dd29b355.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.
BIET, Beatriz Pereira; SOARES, Hellen Conceição Cardoso. A importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. Disponível em: <http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/magazines/15___A_IMPORTANCIA_DA_FAMILIA_NO_PROCESSO_DE_DESENVOLVIMENTO_DA_APRENDIZAGEM_DA_CRIANCA.pdf.> Acesso em: 28 Fev. de 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 10 nov.2021.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família–escola. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/JNLJq3pYNjkfxLDj5B75rHN/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 03 Mar. 2022.
DANELUZ, Mariluci. Escola e família: duas realidades, um mesmo objetivo. Disponível em: <http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo % 2011.pdf>. Acesso em: 30 Jan. 2022
DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. 2007. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/paideia/a/dQZLxXCsTNbWg8JNGRcV9pN/?lang=pt.> Acesso em: 10 Fev. de 2022.
FERREIRA, Halder Brunner Nunes. A ausência dos pais na escola e a necessidade desta participação no contexto escolar. 2017. Disponível em:
<file:///C:/Users/Renata/Downloads/mcecilia-journal-manager-a-ausncia-dos-pais-na-escola.pdf>. Acesso em: 27 Fev. 2022.
FIRMAN, Aparecida. SANTANA, Sylvia. RAMOS, Marcos. A importância da família junto à escola no aprendizado formal das crianças. Disponível em:
http://doi.org/10.5747/ch.2015.v12.n3.h225. Acesso em: 19 nov. 2021.
GOMES, Valdete. Nunes, Célia. Relação família e escola e a valorização docente: o que os professores narram. Disponível em:
http://www.sudeste2017.historiaoral.org.br/resources/anais/8/1506989305_ARQUIVO_RELACAOFAMILIAEESCOLAEAVALORIZACAODOCENTE-EventoHist.Oral18-09.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.
Marques, R. (2001). Educar com os pais. Lisboa: Editorial Presença.
PAROLIN, Isabel. A aprendizagem entre família e a escola. São José dos Campos, SP: Pulso editorial. 2016.
POLONIA, Ana. DESSEN, Maria. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/pee/a/yLDq54PMBGp7WSM3TqyrDQz/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.
SANTOS, B. R. A.; AGNER, E.; NUNES, F.; AZEVEDO, L. C.; OLIVEIRA, A. N. P. Desafios da atualidade da integração familiar a escola. 2018. Disponível em: <desafios-da-atualidade-na-relacao-familia-e-escola.pdf(multivix.edu.br)>. Acesso em: 20 de Fevereiro de 2022.
SANTOS, Luana R.; TONIOSSO, José Pedro. A importância da relação escola-família. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 1, n. 1, p. 122- 134, 2014.
SILVA, Elias; GOMES, Luzinete Santos; SANTANA, Valdir Henrique. Escola e comunidade: Uma relação necessária. 2016. Disponível em: <https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc10.pdf>. Acesso em: 03 Mar. 2022.
SILVA, Givanildo; SANTOS, Inalda Maria; NASCIMENTO, Fernanda Santos. A participação dos pais e da comunidade local na escola: Elemento pertinente para a educação pública de qualidade. Disponível em: <a-participacao-dos-pais-e-da-comunidade-local-na-escola-elemento-pertinente-para-educacao-publica-de-qualidade.pdf (coipesu.com.br)>. Acesso em: 03 Mar. 2022.
SILVA. Josene. Silva, Sandra. Souza, Eliane. Participação da família na escola. Disponível em: http://www.cefaprocuiaba.com.br/revista/up/ARTIGO%20X.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.
SOARES, Maria. Souza, Silvia. Marinho, Maria. Envolvimento dos pais: incentivo á habilidade de estudo em crianças. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/estpsi/a/zkmXhRmpzKZFrQSZnKw3wfj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 nov. 2021.
SOUZA, Maria. Família/escola: a importância dessa relação no desempenho escolar. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1764-8.pdf. Acesso em: 13 nov. 2021.
SZYMANSKI, H. Encontros e Desencontros na Relação Família-Escola. Disponível em: <http://www.necfebf.uerj.br/boletins/boletim012011index_arquivos/HeloisaSzymanski.pdf> Acesso em: 20 Fev. de 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-24