RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO NO CAMPO: CARACTERÍSTICAS, BENEFÍCIOS, PROBLEMÁTICAS E DIRETRIZES
Resumo
RESUMO: Através da literatura, o presente trabalho objetiva analisar a educação rural e as dificuldades da modernidade aprofundando a respeito dos recursos digitais na educação rural, as características desse modelo de educação, seus benefícios, problemáticas e diretrizes. O presente trabalho tem por inspiração a disposição atual do ensino rural brasileiro quanto às verdadeiras carências da educação no ensino rural, do campo e no campo. Como base teórica fundamenta-se em textos produzidos por pesquisadores de importante interface nos campos da história, educação e política educacional brasileira. Propõe a análise crítica e objetiva quanto ao percurso histórico da educação no Brasil, a definição do ensino nas comunidades rurais e sua digitalização e por fim como se dá o alcance dela no ambiente rural.
PALAVRAS-CHAVE: educação rural. educação do campo. digitalização do ensino. internet.
Referências
BIMBATI. Ana Paula. Escolas rurais em quarentena: internet via rádio, acesso limitado aos materiais impressos e evasão escolar. Nova Escola. 01 de julho de 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19440/escolas-rurais-em-quarentena-internet-via-radio-acesso-limitado-aos-materiais-impressos-e-evasao-escolar. Acesso em: 14 nov. 2020. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Educação do campo: diferenças mudando paradigmas, 2007. Cadernos SECAD. Henriques, R., Marangon, A., Delamora, M. & Chamusca, A. Disponível em: https://bit.ly/2IBgONd. Acesso em: 27 de outubro de 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 08 out. 2020.
BRASIL. Resolução CEE/CP n° 08 de 06 de dezembro de 2018. Documento Curricular para Goiás. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/go_curriculo_goias.pdf. Acesso em: 20 de outubro de 2020.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra. 1999.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2835/educacao-no-campo-sem-perspectivas#. Acesso em: 14 nov. 2020.
Adicione um título ao seu documento 16
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1997. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1998.
LEITE, Sérgio Celani. Escola rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1999.
LEMOS, M. R. Concepções teóricas da contemporaneidade: múltiplos olhares. Aurora. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1982-8004.2016.v9n2.08.p114. Acesso em: 10 out. 2020.
MAROTI, Paulo Sergio. Práticas educativas na educação do campo: desafios e perspectivas na contemporaneidade. / Sérgio Luiz Lopes, Organizador. Boa Vista: Editora da UFRR, 2015. 239 p.: il. Disponível em: file:///C:/Users/vanessaellen/Downloads/Prticas%20educativas%20na%20educao%20do%20campo%20desafios%20e%20perspectivas%20na%20contemporaneidade.pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
MEIRELLES, FERREIRA. Elisa, Ana Rachel. Educação no campo sem perspectivas. Nova Escola. 01 abr. 2014.
ONDI, Observatório Nacional de Inclusão Digital. Mapas dos Telecentros. 2011.
PAGLIS, CARLOS. Informática na Agropecuária. UFLA – Departamento de Agricultura. Disponível em: http://www.dag.ufla.br/MODAGP/_priva%20te/Internet_Agropec.pdf%3E. Acesso em: 04 set. 2020. SANTOS, Ramofly Bicalho. História da educação do campo no brasil: o protagonismo dos movimentos sociais. Revista Teias, [S.l.], v. 18, n. 51, p. 210-224, set. 2017. ISSN 1982-0305. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24758 . Acesso em: 07 out. 2020.
SIMÕES, Willian; TORRES, Miriam Rosa. Educação do campo: por uma superação da educação rural no Brasil. Curitiba, 2011. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/38662/R%20-%20E%20-%20%20MIRIAM%20ROSA%20TORRES.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 out. 2020. SOUZA, Maria Antônia de. Educação do campo: Políticas, práticas, pedagogias e produção científica. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a08. Acesso: 08 out. 2020. TORRES, Mírian Rosa. Educação do Campo: por uma superação da Educação Rural no Brasil. Paraná, 2009, 15 p. Tese (Especialização em Educação do Campo-EaD) - Universidade Federal do Paraná. Disponível em:
Adicione um título ao seu documento 17
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/38662/R%20-%20E%20-%20%20MIRIAM%20ROSA%20TORRES.pdf?sequence=1. Acesso: 09 out. 2020. VALENTINI, C. B. & PESCADOR, C. M. Inclusão digital em uma escola do campo: movimentos provocados a partir da implantação de uma política pública no modelo 1:1. Revista Iberoamericana de Educación [(2019), vol. 79 núm. 1, pp. 135-154]. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332990229_Inclusao_digital_em_uma_escola_do_campo_movimentos_provocados_a_partir_da_implantacao_de_uma_politica_publica_no_modelo_11. Acesso em: 27 de outubro de 2020.
VYGOTSKI, Levi S. A Formação Social da Mente. 4. ed. São Paulo: Fontes, 1991