ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM UMA PERSPECTIVA LÚDICA NOS ANOS INICIAIS
Resumo
RESUMO: O artigo aqui apresentado visa mostra a importância do aprender a ler e escrever, desenvolvendo a aprendizagem na educação infantil nos anos iniciais, parte da seguinte problemática: “o que é alfabetização e o que é o letramento? Por que trabalhar estes itens? Como abordá-los em uma perspectiva lúdica nos anos iniciais? O objetivo geral é analisar de forma lúdica os desafios metodológicos que levam a criança ao desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita. Os objetivos específicos são: apontar a importância de desenvolver a socialização da criança no contexto em que vive e identificar meios para que a criança nos anos iniciais adquira habilidades de aprendizagem sem sofrimento. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica por meio da análise dos livros, artigos e documentos das ideias dos seguintes autores: Ferreiro (1989); Ferreiro (2010); Ferreiro, Teberosky (1999); Marafon, Elias (2013); Oliveira (2003); Soares (2021). Instituto Neurosaber (2019). O resultado dessa pesquisa aponta para métodos facilitadores que ajudam no processo da alfabetização e do letramento nos anos iniciais na vida de uma criança, que é uma preocupação de muitos estudiosos da área que buscam enfrentar esse mal que leva muitas crianças a se sentirem desestimuladas no início desse processo trazendo como consequência a desistência nos anos seguintes fazendo com que haja muitos jovens e adultos analfabetos. Focar no ensino-aprendizagem nos anos iniciais traz grande desenvolvimento nas suas capacidades e habilidades cognitivas e sociais e ensinar através dos métodos que levam ao divertimento e o prazer fará com que essa criança aprenda brincando e o professor mediador mostra que é possível que ela aprenda através desses métodos de forma lúdica, porém levada a sério, formando cidadãos melhores e críticos para a nossa sociedade.Referências
BRITO, Carla Regina de. O que é letramento.
https:\\www.webartigos.com\artigos. 21 maio 2022.
FERNANDES, Kelle Jaciani da Silva. O lúdico como instrumento facilitador
do processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita no Ensino
Fundamental. www. Condu.com.br-contato@conedu.com.br Neurosaber.
Quando começa a etapa de alfabetização infantil.
https\\institutoneurosaber.com.br\quando-começa-a-etapa-dealfabetizaçãoinfantil\ Brasil Escola. A importância do lúdico na Educação Infantil-
\\\\brasil Escola. https:\\monografias.brasilescola.uol.com.br\educaçao\aimpotancia-ludiconaeducaçaoinfantil.htm Acesso em: 22 mar. 2022. Hr.18:45
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 5 ed. São Paulo: Cortez,
1989.
______. Reflexões sobre Alfabetização. 26 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FERREIRO, Emília; TEBEROSK, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto
Alegre: Artemed, 1999.
MARAFON, Danielle; ELIAS, Ana Claudia de Menezes. Alfabetizar com o
lúdico: Brincadeira ou aprendizado – A experiência do PIBID de Pedagogia
da UNESPAR - Campus Paranaguá. Paranaguá: Kaygangue LTDA, 2013.
SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
https:\\www.webartigos.com\artigos. 21 maio 2022.
FERNANDES, Kelle Jaciani da Silva. O lúdico como instrumento facilitador
do processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita no Ensino
Fundamental. www. Condu.com.br-contato@conedu.com.br Neurosaber.
Quando começa a etapa de alfabetização infantil.
https\\institutoneurosaber.com.br\quando-começa-a-etapa-dealfabetizaçãoinfantil\ Brasil Escola. A importância do lúdico na Educação Infantil-
\\\\brasil Escola. https:\\monografias.brasilescola.uol.com.br\educaçao\aimpotancia-ludiconaeducaçaoinfantil.htm Acesso em: 22 mar. 2022. Hr.18:45
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. 5 ed. São Paulo: Cortez,
1989.
______. Reflexões sobre Alfabetização. 26 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FERREIRO, Emília; TEBEROSK, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto
Alegre: Artemed, 1999.
MARAFON, Danielle; ELIAS, Ana Claudia de Menezes. Alfabetizar com o
lúdico: Brincadeira ou aprendizado – A experiência do PIBID de Pedagogia
da UNESPAR - Campus Paranaguá. Paranaguá: Kaygangue LTDA, 2013.
SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
Downloads
Publicado
2022-07-29
Edição
Seção
Artigos Científicos