SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR: impactos na aprendizagem e o papel social da escola

Autores

  • Gabrielle Vieira Oliveira Faculdade Alfredo Nasser
  • Bruna Milene Ferreira

Resumo

RESUMO: O artigo em questão tem o objetivo de enfatizar a importância da saúde mental no processo de aprendizagem e desenvolvimento holístico da criança. Primeiramente, conceitua-se o termo saúde mental. Após, por meio de análise das teorias acerca do desenvolvimento humano de forma integral, e a importância da interação do indivíduo com o meio, firma-se a ideia de que tais impactos gerados na aprendizagem da criança são inevitáveis, ocasionando por vezes efeitos negativos em suas relações, assim como potenciais transtornos. A constante e acelerada evolução humana nos obriga a repensar sobre as necessidades individuais e sociais. Considerando a sociedade atual, a escola em seu papel social torna-se indispensável na alfabetização emocional das crianças em formação, tendo a obrigatoriedade de identificar situações problemas e elaborar projetos que viabilizem o trabalho das habilidades socioemocionais de forma contínua e efetiva, contando com a fundamental participação da família. Dessa forma, a metodologia utilizada abrange a pesquisa documental da Organização Mundial de Saúde (OMS), e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e também a pesquisa bibliográfica baseada nas ideias propostas por Henri Wallon (1947), Lev Vygotsky (1978) e Paulo Freire (1996), autores que trouxeram grandes contribuições acerca do desenvolvimento humano em sua forma holística, indissociável do desenvolvimento cognitivo e dependente do meio em que se vive.

Referências

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Disponível em: https://app.uff.br/slab/uploads/Holocausto_brasileiro_vida,_genoc%C3%ADdio_e_60_mil_mortes_no_maior_hosp%C3%ADcio_do_Brasil.pdf. Acesso
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BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:
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Dr Margaret Chan. Director-General World Health Organization. Mental health action
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Acesso em: 23 maio 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil.
23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação.
25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014

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Publicado

2022-07-29