CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: o papel do professor no despertar da oralidade e imaginação da criança na Educação Infantil
Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar o que é contação de história. Fala da importância de estimular a oralidade e a imaginação na Educação Infantil e como o contar histórias, partindo do professor, contribui na construção do conhecimento da criança. Ouvir histórias está presente na sociedade desde seu nascimento. Tem-se como precioso, o estímulo da oralidade e imaginação oferecido na Educação Infantil, pois a mesma amplia as possibilidades de apreender valores e auxilia na construção de sua identidade. O professor é o mediador entre o livro e a contação, que leva a criança a explorar sua imaginação e sua realidade. Será realizada uma pesquisa bibliográfica com base nos seguintes referenciais: Abramovich (2009), Coelho (2000) e Busatto (2003), Ana Cláudia Merlotto Santos (2019), Lionete Oliveira De Souza (2011), Márcia Raquel Eleutério dos Santos (2014), suas ideias permeiam o campo da importância do ouvir histórias pelas crianças. Acerca do tema abordado, percebe-se que a contação de história deverá contribuir na formação de um pensar crítico, que desde cedo acompanhará a criança que fará uso conforme sua realidade. Incentivar, despertar a oralidade através das histórias consiste em futuros leitores e crianças que saibam argumentar.Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. 5. ed.. São Paulo
Scipione, 2009.
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 38
V. 8, N. 2, jul./dez. 2022
BUSATTO, Cléo. Contar e Encantar: pequenos segredos da narrativa. Rio de
Janeiro, Vozes, 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, 2017.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 30 abr. 2022.
COELHO, Nelly Novais. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. 1. ed. São
Paulo, Moderna, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
SANTOS, Ana Cláudia Merlotto. Contadores de histórias e a Educação Infantil.
2019, 49 f. Monografia, Pedagogia – Fernandópolis, 2019.
SANTOS, Marcia Raquel Eleutério dos. A contação de história na Educação Infantil
na escola. UAB – UFPB. Pernambuco, 2014.
SOUZA, Lionete Oliveira de. A contação de histórias como estratégia pedagógica na
Educação Infantil e Ensino Fundamental. Enducere et Educare. Vol.6 nº 12. p.
235/249. Jul/dez. São Paulo, 2011.
SAMPAIO, Aline Fernanda Camargo. Alfabetização –tradição oral: Os grandes aliados
para a alfabetização. Conhecimentos Prático Língua Portuguesa e Literatura. Ano
8. Ed.82 p.16/21. São Paulo. Escala, 2022.
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para a alfabetização. Conhecimentos Prático Língua Portuguesa e Literatura. Ano
8. Ed.82 p.16/21. São Paulo. Escala, 2022.
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Publicado
2022-07-29
Edição
Seção
Artigos Científicos