DIREITOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o processo de ensino-aprendizagem na perspectiva do brincar, educar e cuidar.
Resumo
Resumo: O seguinte trabalho, tem como intuito abordar o que são os direitos de ensino-aprendizagem na educação infantil, tendo como tripé o brincar, educar e cuidar, que são elementos fundamentais para se estruturar uma educação infantil sólida, assim garantindo os direitos e deveres dos educandos. É válido mencionar que o trabalho em questão, busca evidenciar, como o profissionalismo de educadores que atuam na educação infantil, tem relação com as funções atribuídas às creches e pré-escolas e como pode colaborar ou não de modo assertivo com o desenvolvimento das crianças, além de evidenciar o que se espera de um profissional da área, tais expectativas são: expressar afeto, paciência, firmeza nas decisões e na forma de lidar com os educandos e as demais rotinas de trabalho. Compreender os direitos de aprendizagem e garanti-los, é um princípio de caminho a ser trilhado para construir uma educação infantil, justa e eficaz, além de ser de grande valia para todas as pessoas que trabalham em uma instituição escolar. Todavia, novos pontos de vista, no que tange ao processo de ensino- aprendizagem, pautadas nos direitos equivalentes, subsidia aos educadores a oportunidade de superar definições de ensinos tradicionais. O artigo em questão, utiliza a pesquisa bibliográfica com base nos seguintes autores: BRASIL (2018,2010); CARCZUK; DONELLI; SCHENNEIDER (2020); MARTINS; MARQUEZAN (2017); NAVARRO (2009); OLIVEIRA (1996, 2007).Referências
CHARCZUK, Simone Bicca, DONELLI, Tagma Marina Schneider, OLIVEIRA,
Maria Aparecida. Cuidar e educar: o sujeito em construção e o papel do
educador. Disponível em: SciELO -Brasil - CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO
EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR CUIDAR E EDUCAR: O
SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR Acesso em: 15
maio 2022
MARTINS, Michele Wohmann, MARQUEZAN, Fernanda, Figueira. Princípios
norteadores da educação infantil: o que dizem os projetos políticospedagógicos. Disponível em: 2017_art_ffmarquezanmwmartins.pdf (ufc.br)
Acesso em: 15 maio. 2022.
NAVARRO, Mariana Stoeterau. O brincar na educação infantil. Disponível em:
https://educeíe.bíuc.com.bí/aíquivo/pdf2009/2693_1263.pdf Acesso em: 15
maio. 2022 BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação
Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de
Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010 BRASIL. Ministério da Educação.
Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2021.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 3°
ed.- São Paulo: Cortez, 2007.
______. Educação infantil: muitos olhares. 3° ed.- São Paulo: Cortez, 1996.
Maria Aparecida. Cuidar e educar: o sujeito em construção e o papel do
educador. Disponível em: SciELO -Brasil - CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO
EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR CUIDAR E EDUCAR: O
SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR Acesso em: 15
maio 2022
MARTINS, Michele Wohmann, MARQUEZAN, Fernanda, Figueira. Princípios
norteadores da educação infantil: o que dizem os projetos políticospedagógicos. Disponível em: 2017_art_ffmarquezanmwmartins.pdf (ufc.br)
Acesso em: 15 maio. 2022.
NAVARRO, Mariana Stoeterau. O brincar na educação infantil. Disponível em:
https://educeíe.bíuc.com.bí/aíquivo/pdf2009/2693_1263.pdf Acesso em: 15
maio. 2022 BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação
Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de
Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010 BRASIL. Ministério da Educação.
Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2021.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 3°
ed.- São Paulo: Cortez, 2007.
______. Educação infantil: muitos olhares. 3° ed.- São Paulo: Cortez, 1996.
Downloads
Publicado
2022-07-29
Edição
Seção
Artigos Científicos