ANSIEDADE À MATEMÁTICA EM ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL JARDIM TIRADENTES: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Angelita de Alencar Oliveira Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: As dificuldades dos alunos em matemática normalmente são atribuídas a paradigmas que acompanham tal área de conhecimento. É comum ouvir alunos dizerem, por exemplo: “Matemática é uma disciplina difícil; Matemática não é para todos os alunos ou alunas”. Diante disso, geralmente alguns fatores são levados em consideração para a “não aprendizagem” da Matemática tais qual a provável ineficiência da metodologia pedagógica ou até mesmo uma psicopatologia como a ansiedade, especificamente a ansiedade à matemática, que será desenvolvida neste trabalho no sentido de investigar através de uma escala de verificação específica em analogia com o levantamento da literatura, se alunos que cursam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Jardim Tiradentes apresentam sinais deste fenômeno, bem como se há diferenças na manifestação da Ansiedade à Matemática de acordo com a etapa de escolarização em que se encontram e a metodologia desenvolvida pelo professor. Após o levantamento dos dados, constatou-se que os alunos de 9º ano foram os que demonstraram menos Ansiedade em relação à Matemática, e os alunos de 7º ano demonstraram-se mais ansiosos. Para efeito de conclusão, porém, registra-se que os alunos desta escola apresentam em sua maioria Ansiedade à Matemática (AM), este fenômeno apresenta-se de modo diferente de acordo com a etapa de escolarização em que se encontram e há evidências consideráveis de que (apesar de exceções, evidentemente) a prática docente pode contribuir para a fomentação do fenômeno AM.
PALAVRAS-CHAVE: Ansiedade à Matemática; Escala de Ansiedade à Matemática.

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Publicado

2016-01-13

Edição

Seção

Artigos Científicos