AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: POR UMA ÉTICA DA RECONSTRUÇÃO EPISTEMOLÓGICA

Autores

  • Taynara Cristina Amador Costa Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: A função docente está em crise. Desastres contínuos ocorrem em muitas instituições de ensino superior e poucos percebem. Apesar disso, o professor se mostra cada vez mais acomodado com a situação. A educação universitária de modo geral ainda privilegia o ensino e deixa com isso de apostar na aprendizagem do educando de modo mais amplo. Este ensino pauta-se pela transmissão de saberes que podem ser facilmente esquecidos pelo estudante. Diante disso, questiona-se: Qual é, realmente, a função da docência no meio acadêmico? Onde estão os professores mencionados pelos teóricos que se dedicam à discussão acerca da formação docente? Por que o sistema educacional brasileiro ainda engatinha ao invés de dar passos largos rumo ao seu progresso e amadurecimento? Essa defasagem se relaciona, principalmente, à sua precária formação, uma vez que a maioria dos profissionais da educação não está preparada pedagogicamente para tal função, embora seja possível afirmar que existam raros e poucos profissionais que se preocupam com a sua capacitação de forma permanente e contextualizada. O debate resultante desses questionamentos exige a recorrência ao processo histórico brasileiro a fim de justificar a real situação em que se encontra a educação superior neste país.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. Ética. Ensino Superior.

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Publicado

2016-01-13

Edição

Seção

Artigos Científicos