TRÂNSITO DE GOIÂNIA E A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM: O CASO DO SETOR SUL

Autores

  • Janisley Gomes de Abreu Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo contribuir na discussão sobre a problemática do trânsito de Goiânia, com ênfase para o Setor Sul, bairro implantado no modelo de “cidade-jardim”. As transformações sofridas, bem como as contradições no processo de ocupação inicial, entre o que foi planejado e o que realmente aconteceu, são idênticos às transformações ocorridas na capital. Compreender como o crescimento populacional, econômico (com o aumento da frota de veículos em Goiânia) tornou o trânsito um gerador de problemas para sociedade. Para isso, utiliza-se referencial teórico de autores que conhecem esse tema e a realização de um estudo de campo no Setor Sul. Os métodos utilizados são entrevistas e observação direta, de modo que possamos identificar diferentes abordagens de especialistas.
PALAVRAS CHAVE: Planejamento. Paisagem. Trânsito. Automóvel.

Referências

CARLOS, Ana Fani A. A cidade. São Paulo: contexto, 1987.
CARLOS, Ana Fani A. O Espaço Urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Edição eletrônica/LABUR, 2007.
CHAVEIRO, Eguimar Felício. Goiânia, uma metrópole em travessia. Tese de Doutorado Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.
Código de Trânsito Brasileiro: lei nº. 9503, de 23 de setembro de 1997, 3. ed. Edições câmera, 1998.
CORRÊIA, Roberto Lobato. O espaço urbano, São Paulo, Ática, 2005.
FERREIRA, J.S.W. Globalização e urbanização subdesenvolvida. Revista SP Perspectiva, Revista da Fundação SEADE, jan. 2001, SP, Vol.14, nº4, out/dez, 2000.
GONÇALVES, A.R. Goiânia: Uma modernidade possível. Brasília, Ministério da Integração Nacional: UFG, 2002.
HAESBAERT, R. O Mito da Desterritorialização: do fim dos territórios a multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
MELLO, Márcia Metran de. Goiânia: cidade de pedras e de palavras. Goiânia: Editora da UFG, 2006.
MONTEIRO, Ofélia Sócrates do Nascimento. Como nasceu Goiânia. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 1938.
MARICATO, Ermínia: O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Minidicionário compacto da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: RIDEEL, 1999.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Editora HUCITEC, 1994.
MOTA, Juliana Costa. O Setor sul de Goiânia: o espaço público abandonado. Trabalho integrante do projeto temático de pesquisa “Habitação Econômica e Arquitetura Moderna no Brasil (1930 – 1964)”, coordenado na EESC – USP. Disponível em: <http://www.docomomo.org.br/seminario%203%20pdfs/subtema_B5F/Juliana_mota.pdf>. Acesso em: 01. jan. 2010.
MUMFORD, Lewis. A cidade na história. Suas origens, transformações e perspectivas: tradução: Neil R. da Silva- 5. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2008.
OLIVEIRA, Adão F. de; MOYSÉS, Aristides; CHAVEIRO, Eguimar F.; desigualdades sócio-espaciais, democracia e gestão metropolitana: análise do desempenho institucional em Goiânia (1997-2007), boletim goiano de geografia, Goiânia, 2008.
OLIVEIRA, Maykon Samuel Sales: A CONCEPÇÃO DE CIDADE-JARDIM NO PLANEJAMENTO DE GOIÂNIA: contrapontos e permanências na paisagem do Setor Sul. Trabalho de conclusão de curso apresentado a Universidade Federal de
Goiás, como requisito parcial para obtenção de título de licenciado em Geografia. Goiânia, 2010.
PELÁ, Márcia Cristina Hizim. Goiânia, o mito da cidade planejada. Dissertação de Mestrado Apresentada ao Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2009.
Projeto-de-lei-da-mobilidade-urbana. Disponível em: http://www.cidades.gov.br/secretarias-nacionais/transporte-e-mobilidade. Acesso em: 08 mar. 2011.
Temas urbanos. Uma publicação Viva o Centro. Ano XII. nº. 47. jul. ago. set. 2008. Disponível em http://scholar.google.com.br/scholar?q=MOBILIDADE+URBANA. Acesso em 04 jul. 2011.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Edição

Seção

Artigos Científicos