DISPUTANDO A NARRATIVA: REPENSANDO AS DINÂMICAS IDENTITÁRIAS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA-PR.

Autores

  • Gabriel Barth da Silva Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

O presente ensaio busca discutir como, a partir de trabalhos realizados acerca das relações entre infância, território e educação na cidade de CuritibaPR, é possível criar hipóteses de investigação acerca das dinâmicas de inserção no ensino superior na cidade. É possível perceber, a partir das desigualdades sociais que existem no território da cidade, que ainda há uma correlação forte entre local de moradia e condições de inserção na educação, além de possibilidades de lazer e cultura promovidos pelo município. Considerando que a cidade possui uma forte propaganda interna e externa de desenvolvimentismo e de alta qualidade de vida, cria-se no ambiente, em decorrência das ações afirmativas e de reparação histórica dos anos 2000 e 2010, as condições para perceber como se dá a inserção de indivíduos marginalizados em um contexto previamente dominado por quem vive nas áreas centrais da cidade. Busca-se, a partir dessa reflexão, promover investigações que pensem o sentimento de pertencimento no ensino superior e o fenômeno de permanência estudantil a partir dessa ótica. Palavras-chave: Pertencimento. Ensino superior. Disputas territoriais. Narrativas locais. Permanência estudantil.

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Publicado

2022-05-02