METODOLOGIAS ATIVAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Paulo Roberto Carvalho Faculdade Alfredo Nasser
  • Vinícius Silva Rosa
  • Aroldo Vieira de Moraes Filho

Resumo

RESUMO: Mudanças sociais têm levado a alterações significativas de percepção no processo de ensino-aprendizagem, desta forma algumas questões precisam ser revistas, uma delas é com relação aos métodos de ensino. Nesse sentido surgem as chamadas metodologias ativas de aprendizagem. As metodologias ativas apresentam mudança na relação entre professor, aluno e conhecimento. O aluno torna-se o protagonista e o professor atua como orientador, supervisor e facilitador do processo. Objetiva-se apresentar, através da pesquisa bibliográfica qualitativa, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto das metodologias ativas para o ensino-aprendizagem, com foco na área de ciências da natureza. Considerase, portanto, que a utilização da ABP corroborou com a construção de competências, uma vez que proporcionou apropriação dos métodos ativos para Educação, articulação teórico-prática, adoção de atitudes colaborativas e, especialmente, saberes matemáticos por meio de situações concretas. Nesse sentido, espera-se que este estudo possa colaborar com o entendimento sobre a temática e incentivar a adoção de práticas organizacionais e metodológicas com intuito de melhorar a qualidade da formação de professores. A aprendizagem baseada em projetos é uma forma inovadora de fazer com que o aluno construa novos conhecimentos a partir do momento em que o professor traz para dentro do ambiente escolar, um problema relacionado com as vivências destes estudantes, assim estimulando-os com uma aprendizagem que faça sentido. Verifica-se que através dessa nova perspectiva na maneira de ensinar estimula-se o desenvolvimento e a possibilidade de tornar a aprendizagem dos estudantes mais significativa. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ciências da Natureza. Educação Básica. Aprendizagem Baseada em Projetos.

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Publicado

2022-05-02