LUDICIDADE E EDUCAÇÃO: O PAPEL DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Brenda dos Santos Barbosa Faculdade Alfredo Nasser
  • Lizandro Poletto

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa tenciona abordar a respeito da relevância do lúdico na primeira etapa da educação básica, sendo um dos e principais recursos necessários para se atingir a aprendizagem significativa no seio escolar, e tem como propósito analisar a importância da inserção de brincadeiras e brinquedos nesta etapa de ensino, pondo o lúdico como um modelo prático de vivência. Analisar o lúdico como um elemento importante no processo de aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, intelectual e socioafetivo da criança na educação infantil, buscando conhecê-lo como um recurso de aprimoramento do processo de ensino durante a etapa da educação infantil. Conforme a questão diagnosticada, busca-se tornar mais fácil o entendimento de como o lúdico pode ser considerado um recurso expressivo às práticas de ensino na atualidade. O lúdico como metodologia, enriquece e garante o avanço da imaginação, criatividade, atenção e interação da criança com o outro, tornando-a um ser crítico, autônomo e responsável. Palavras-Chave: Ludicidade. Educação. Aprendizagem. Brinquedos. Brincadeiras.

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Publicado

2022-05-02