DIREITOS DE APRENDIZAGEM E A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
RESUMO: Esta pesquisa, cujo tema é Direitos de Aprendizagem e a Musicalização na Educação Infantil, se propôs a evidenciar como a música, a partir de uma proposta lúdica, pode corroborar para o desenvolvimento da criança e garantir seus direitos de aprendizagem. Para tanto, teve como objetivos: apresentar os direitos à educação escolar para as crianças da Educação Infantil; mostrar a relevância da musicalização e da ludicidade no desenvolvimento da criança; ressaltar a atuação do professor frente aos processos de musicalização e ludicidade na primeira etapa da educação básica; e por último, expor os direitos de aprendizagem da criança e a música na Educação Infantil. Para viabilizar esse estudo foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, embasado em teóricos como: Brito (2003 e 2021), Luckesi (2007), Moylés (2002 e 2006), bem como nos documentos: Brasil (2017 e 2021). A partir disso foi possível afirmar o quão necessário é garantir e fazer acontecer uma Educação Infantil de qualidade, que respeite e cumpra os direitos de aprendizagem das crianças por meio de uma proposta lúdica, sendo a música indispensável para consolidação e efetivação dessa etapa da educação escolar. Palavras-chave: Criança. Direitos de Aprendizagem. Educação Infantil. Música.Referências
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Pontífica de Goiás – PUC/GO. Pós Graduação Lato Sensu em Educação Infantil.
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Publicado
2022-05-02
Edição
Seção
Artigos Científicos