GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Lizandro Poletto Faculdade Alfredo Nasser

Resumo

RESUMO: O presente estudo se configura numa pesquisa bibliográfica com o intuito de enfatizar que a gestão democrática da educação pública objetiva trazer um novo olhar para a educação como um todo, passando pela condição histórica, bem como da relação existente entre educação e democracia. Parte-se da compreensão de que a busca pela gestão da educação pública passa, impreterivelmente, pela participação da comunidade, pelo trabalho em equipe e implementação do Projeto Político Pedagógico. A partir de tais pressupostos, a questão norteadora do presente estudo buscou estabelecer quais os elementos envolvidos numa gestão democrática. Nesse sentido, os objetivos dizem respeito a estudar a gestão democrática na educação pública brasileira, pesquisar em bibliografia existente, a contextualização histórica da gestão democrática no Brasil, compreender como a educação e a democracia são âmbitos envolvidos na contextualização histórica da gestão democrática e identificar como acontece a busca por uma gestão democrática de fato, bem como qual a importância da participação da comunidade, do trabalho em equipe e do Projeto Político Pedagógico. Conclui-se que ao buscar aprofundar o tema da gestão democrática, percebe-se que isto demanda maior participação de todos os interessados no processo decisório da escola, envolvendo-os também na realização das múltiplas tarefas de gestão, para contribuir com o bom andamento escolar. Entende-se por organização escolar as ações diárias de pessoas que interagem entre si para atingir determinados objetivos pré-definidos, que norteiam pela relevância social de um determinado contexto onde se insere.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Gestão Democrática. Participação.

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Publicado

2016-01-13

Edição

Seção

Artigos Científicos