TEATRALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE OFICINAS TEATRAIS COMO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA ABORDAR A SEXUALIDADE E PROPICIAR REFLEXÕES.

Autores

  • Fabiana da Silveira Bianchi Perez Faculdade Alfredo Nasser
  • Carlos Alberto Vicchiatti

Resumo

RESUMO: Introdução: Por ser a sexualidade humana um tema complexo gera muito interesse nas pessoas. O estudo relata a experiência da utilização da teatralização para abordar de forma lúdica e amena tal questão no ensino superior, que a sociedade de uma maneira hipócrita prefere fingir que os mesmos não existem. Objetivo: Demonstrar a experiência da abordagem do tema a sexualidade humana no ensino-superior através de oficinas teatrais. Metodologia: Caracterizando o estudo qualitativo, descritivo, relato de experiência, fruto da observação participante na atuação como professora facilitadora. Resultado: Observou-se a elaboração do projeto; e o sentimento gerado pela vivência; e a importância da técnica de teatralização no ensinoaprendizagem Considerações finais: A dramatização é uma excelente e eficaz estratégia de ensino-aprendizagem aplicada na universidade para proporcionar a experiência da abordagem da sexualidade. Tanto pelos alunos da oficina, quanto pelo público que a assiste, através dos sentidos táteis, sonoros e visuais, compreendem, assimilam e refletem sobre temas polêmicos de forma lúdica, branda e facilitada, através da interação que a teatralização propicia. Palavras-chave: Teatralização. Metodologias Ativas. Ensino Superior. Sexualidade.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.).
Estratégias de ensinagem. In: ______. Processos de ensinagem na
universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.
Joinville: UNIVILLE, 2003. cap. 3. p. 75-106.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: Da Teoria à Prática. 17. ed.
Campinas: Papirus, 2009.
Dicionário On Line de Português (2021) https://www.dicio.com.br/parafilia/
acesso: 22 de outubro de 2021
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática
Educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
Gonzaga, Eliete Gomes Torquato O teatro como recurso didático para
motivar os alunos do 3º ano do ensino médio na aprendizagem de
matemática / Eliete Gomes Torquato Gonzaga. – Campos dos Goytacazes,
2018.
KOUDELA, I. D.; SANTANA, A. P. d. Abordagens metodolólgicas do teatro
na educação. Ciências Humanas em Revista, v. 3, n. 2, p. 145–154, 2005.
Disponível em: Acesso em: 07/02/2018 às 18:00.
MITRE.S.M.et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação
profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(Sup
2):2133-2144, 2008
SPOLIN, V. Jogos Teatrais para a Sala de Aula: um manual para o professor.
1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. Citado 4 vezes nas páginas 15, 16, 23 e
60.

Downloads

Publicado

2022-05-02