APRENDIZAGEM LÚDICA: OS JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
RESUMO: O presente artigo intitulado “Aprendizagem Lúdica: os jogos matemáticos no ensino fundamental” propôs elucidar o ensino da matemática a partir da aprendizagem lúdica para alunos do ensino fundamental. Objetivou apresentar a origem e histórico da matemática e dos números, analisar os marcos legais da educação matemática brasileira, compreender a construção numérica na criança e demonstrar os jogos matemáticos no desenvolvimento do aluno do ensino fundamental. Para tanto, esse estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de cunho bibliográfico, tendo como referência os autores: Aranão (2007); D’Ambrózio (2007); Kamii (2007); Piaget (2012), dentre outros, e também os documentos Brasil (2014; 2017; 2019). Esse trabalho está estruturado didaticamente em quatro momentos distintos, porém interligados. Primeiramente, apresenta a evolução da matemática e dos números na história da humanidade. Já no segundo momento, discorre sobre os marcos legais da educação matemática brasileira, expondo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017), Plano Nacional de Alfabetização - PNA (2019) e Documento Curricular para Goiás - DC-GO (2018), mostrando a articulação desses documentos para promover a aprendizagem matemática do aluno. A seguir, será evidenciada a construção numérica na criança, ou seja, como a criança adquire o conhecimento matemático. Por fim, ressalta os jogos matemáticos no desenvolvimento do aluno do ensino fundamental, com a demonstração de alguns jogos, a partir das unidades temáticas, com o intuito de evidenciar a aprendizagem lúdica.Referências
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Papirus, 2007.
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MEC, SEALF, 2019.
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2018
KAMII, Constance. A criança e o número. 35. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
V. 8, N. 1, jan./dez. 2022
Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate 90
PIAGET, Jean. Epistemologia Genética: tradução Álvaro Cabral, 4ª ed. – São
Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
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Publicado
2022-05-02
Edição
Seção
Artigos Científicos