O ABUSO SEXUAL INFANTIL E SEUS POSSÍVEIS REFLEXOS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Vivianne Tavares Ferreira Faculdade Alfredo Nasser
  • Bruna Milene Ferreira

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa tenciona abordar como objetivo, evidenciar os reflexos do desenvolvimento da aprendizagem causados pelo abuso sexual infantil. Inicialmente é apresentado um panorama dentro do aspecto histórico do assunto e a sua conceituação. Logo após, são arroladas concepções acerca das relações incestuosas que permeiam o pacto do silêncio familiar. Consequentemente, são expostos os possíveis reflexos no contexto do processo da aprendizagem. Assim sendo, é essencial enfatizar a educação sexual infantil como preceito para a prevenção de possíveis formas de abuso. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida por meio de análise de artigos científicos e teorias dos seguintes autores: Abrapia (1997); Araújo (2002); Ariés (1978, 1981); Azevedo e Guerra (1995); Brino e Williams, (2003); Camargo e Ribeiro, (1999); Cunha, Silva e Giovanetti, (2008); Figueiró (2006); Flores e Caminha (1994); Habigzang et al. (2005) Lima e Diolina (2013); Prado e Pereira (2008); Romaro e Capitão (2007); Serafini (2015); Volnovich (2005). Ainda foi feita a análise das seguintes Leis que abordam o assunto: Constituição da República Federativa do Brasil (1988); Código de Menores (1979) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Palavras-Chave: Abuso sexual. Relações incestuosas. Aprendizagem. Educação sexual.

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Publicado

2022-05-02