A DESVALORIZAÇÃO SOCIAL DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: trajetória e menosprezo do profissional na educação infantil

Autores

  • Ozana da Silva Fernandes Neves Faculdade Alfredo Nasser
  • Rosy-Mary Magalhães de Oliveira Sousa

Resumo

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo analisar a atual situação dos pedagogos, levando em consideração as tendências pedagógicas da educação brasileira, o contexto histórico e as mudanças sociais que transformaram o trabalho do pedagogo e sua consequente desvalorização. A educação no cenário brasileiro sofreu, e ainda sofre, constantes transformações em seu contexto e de seus profissionais. Diante da conjuntura de desvalorização social e econômica, os pedagogos têm buscado reconhecimento dentro da sociedade atual. Embora já se tenha política de valorização da classe, infelizmente o teor da mesma não se encontra no dia a dia, nem por meio de ações governamentais. Os resultados evidenciam a existência de uma maior oferta de pedagogos em relação ao crescimento da demanda do mercado de trabalho, levando a existência de um excedente de pedagogos. As principais considerações deste trabalho sugerem que a carreira dos pedagogos não são estruturadas com o intuito de promover a sua valorização, mas sim a sua estagnação. O estudo traz indicativos de que, para se sentir valorizado, é importante para o pedagogo uma remuneração e jornada de trabalho justas, sendo essas representações da qualidade de vida desses profissionais. Palavras-Chave: Educação. Pedagogia. Educação Infantil. Desvalorização.

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Publicado

2022-05-02