O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA: um desafio para a família, a escola e a sociedade
Resumo
Na sociedade, no convívio familiar, ou no âmbito escolar, frases taxativas como “Ele (a) não aprende porque não quer”, “Nossa, já cansei de repetir, ele (a) não aprende por preguiça.”, “Ah, mas isso é falta de limites, de estabelecer um horário para suas atividades.”, “É sempre assim, ele (a) vive no mundo da lua”, “Que menino (a) inquieto (a)”, permeiam as falas daqueles que conhecem, acompanham e convivem com a criança ou adolescente com alguma dificuldade de aprendizado ou falta de controle relacionado ao seu comportamento. O que por vezes não se percebe é que inerente à problemática acima apresentada pode existir o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, popularmente conhecido como TDAH. É neste contexto que tanto a família quanto a criança/adolescente com TDAH são exaustivamente julgados cotidianamente, e se a situação já era difícil em tempos ditos “normais”, em um cenário pandêmico, vivenciado desde o mês de março de 2020, muitas destas atitudes foram potencializadas.Downloads
Publicado
2021-06-07
Edição
Seção
Sínteses