DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DA EXPERTISE TEÓRICO-PRÁTICA
Resumo
A premissa básica que defendemos neste artigo de opinião é a de que a Educação no Ensino Superior deve ser séria, com docentes comprometidos tanto com o rigor teórico quanto com o seu know how prático, sua experiência prática, além dos saberes didático pedagógicos. Em outras palavras, o que asseveramos é acerca da necessidade de aliar competência teórica e competência prática, ou seja, que eles demonstrem expertise. Entendemos por expertise a aliança entre domínio teórico e domínio prático que resultam na otimização da relação ensino, conteúdo e aprendizagem.
Referências
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa contemporânea sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira de Lima. Ijuí: UNIJUÍ, 1998.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LINS, C. P. A. Processo de profissionalização docente: o contexto das práticas. Est. Soc. [online], v. 1, n. 19, 2013.
MASETTO, Marcos Tarciso. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: ______ (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LINS, C. P. A. Processo de profissionalização docente: o contexto das práticas. Est. Soc. [online], v. 1, n. 19, 2013.
MASETTO, Marcos Tarciso. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: ______ (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
2021-06-07
Edição
Seção
Artigos de opinião