AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: PERSPECTIVAS SOBRE A PRÁTICA E DESAFIOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Michele de Jesus Silva Faculdade Alfredo Nasser
  • Lizandro Poletto

Resumo

Diante dos inúmeros desafios relacionados à avaliação da aprendizagem, podem ser citados a desmotivação dos educandos, a estrutura avaliativa pronta proposta pela escola, a ansiedade por alcançar números altos em avaliações nacionais, a reputação da escola aferida por indicadores avaliativos, entre outros. A avaliação é uma das principais discussões na escola, em diálogos na sala dos professores, conselhos de classe e em reuniões de pais. É comum ouvir sobre as preocupações dos familiares e professores no que diz respeito às “notas das provas”, sobre aprovação ou reprovação. Logo, surgem alguns questionamentos, como “Quais são as metodologias que contemplam a avaliação?”, “A avaliação que ocorre em sala de aula tem um fim em si mesma ou serve para pensar os processos de ensino e ressignificá-los?”, “De que forma é possível construir instrumentos verdadeiramente avaliativos?”. Tais questões serão mediadoras ao longo deste trabalho, a partir da perspectiva de se promover uma avaliação significativa que leve em consideração os processos educacionais. Para isso, também é necessário compreender como a aprendizagem ocorre, e nesse sentindo será utilizado como aporte a perspectiva sociointeracionista.

Referências

BOTH, I. J. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. Curitiba: Editora IBPEX, 2008.


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC / SEF, 1998.


DIAS SOBRINHO, J. Campo e caminhos da avaliação: a avaliação da educação superior no Brasil. In: FREITAS, L. C. (org.). Avaliação: construindo o campo e a crítica. Florianópolis: Insular. 2002. p. 13-62.


HOFFMANN, J. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação. 1998.


LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez Editora. 1998.


LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem. Revista Pátio, Porto Alegre, v. 3, n. 12, fev./abr. 2000. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2511.pdf Acesso em: 12 nov. 2020.


MARCONI, M. LAKATOS, E. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india Acesso em: 12 nov. 2020.


PEREIRA, Marina Lucia de Carvalho. Repensando a avaliação escolar: desafios e perspectivas. Paidéia, v. 4, n. 6, 2005.


VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2021-06-07